A produção de energia no organismo humano a partir dos alimentos ocorre no interior das células, mais precisamente na organela citoplasmática denominada de mitocôndria.
A energia é produzida a partir de um ou mais nutrientes como combustíveis. No interior da mitocôndria, o nutriente atua como combustível de uma reação de combustão.
A unidade caloria, no formato Kcal, é bastante utilizada nas embalagens dos alimentos para mostrar ao consumidor a quantidade de energia que será produzida após a ingestão de certa quantidade do alimento.
Fernando Alves de Carvalho, comerciante de Balneário Gaivota, paulista e morador de Sombrio decidiu criar um projeto com a meta de perda de peso em seu Instagram. O projeto tem como o nome “Não perca peso, doe calorias”. No projeto, seis pessoas estão envolvidas diretamente: o desafiante nº 1 – o próprio Fernando, a nutricionista Andreia Eberhardt, o personal trainer Rodrigo Santos, o fisioterapeuta Adrian Claudino, o coach Moacir Santana e a filha de Fernando, Ísis Porto como “vigilante do peso”.
O projeto começou no dia 1º de outubro, com o objetivo de perder 1 kg por semana até alcançar os 90 kg sendo que a cada 100 gramas eliminados será doado 1 kg de alimento para as famílias que necessitam de “calorias” em Balneário Gaivota.
Questionado sobre a ideia da live, ele nos contou que a ideia surgiu da necessidade, nestes momentos de pandemia, de conectar às pessoas ao projeto e através dele incentivá-las a buscarem seus objetivos ou sonhos, independente de quais sejam, compartilhando as pequenas conquistas com as pessoas que mais precisam como forma de gratidão.
“Incentivar às pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida aliando o bem-estar pessoal com o bem-estar social é o foco desse projeto”, conta. Fernando diz que corria no sentido oposto desse plano, sem cuidar da saúde, mas “devido às constantes cobranças da minha filha de seis anos vi a necessidade de melhorar a qualidade de vida através de uma alimentação saudável e com a prática regular de atividades físicas, visando assim mais longevidade para poder acompanhar o crescimento dela e ao mesmo tempo, através deste desafio, reforçar valores que nela já estão presentes, que é a preocupação de uma sociedade mais solidária”, define.
O idealizador também disse que há uma expectativa de continuidade nesse projeto, porém como é algo novo: “Não podemos afirmar com certeza sé irá durar ou não, mas ao começar comigo, já desafiamos outras pessoas para que quando eu alcance os objetivos tenham mais pessoas na fila. Tudo isso é possível acontecer, estamos buscando recursos e pessoas que estão dispostas a viver isso e mostrar que é possível alcançar nossos focos”.
“Esses profissionais não estão cobrando, mas sim ajudando de todo o coração. Estaremos fazendo novas lives com cada um deles para que sejam tiradas dúvidas e compartilhadas soluções, cada um na sua área, mas ajudando e incentivando a todos”, disse ele.
As rotinas, programações e o dia-a-dia serão colocadas nas redes sociais através do Instagram e Facebook do @maresiassupermercado
“Os brasileiros não acompanham o percurso, só querem o final, estaremos ajudando a todos a dar esses primeiros passos, dando foco e auxilio total para as pessoas que queiram entrar nesse projeto”, finalizou Fernando.
Haverá dois postos de coleta de alimentos, um em Sombrio no Studio Rodrigo Santos e o outro em Balneário Gaivota no Maresias Supermercado.
Parabéns pela iniciativa!