Um dos alimentos mais conhecidos por conter colesterol é o ovo, e é na gema que o colesterol se concentra. O ovo de galinha é o mais consumido mundialmente, se tornando um alimento de preço acessível e sobretudo, de cocção prática e bom perfil nutricional.
Devido à presença do alto teor de colesterol, os ovos foram, durante muito tempo, considerados como “vilões”.
O colesterol presente nos ovos participa da síntese de hormônios lipossolúveis, que requerem o colesterol como matéria-prima para sua formação, o que explica, em parte, o motivo pelo qual a ingestão de ovos não eleva os níveis de colesterol no sangue, pois grande parte é consumida no processo de produção hormonal.
O ovo de galinha é excelente fonte de nutrientes: proteína de alto valor biológico (fornecendo todos os aminoácidos essenciais), vitaminas (riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12), minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro),ômega3 e compostos ativos (luteína e zeaxantina). (ALEXANDER et al., 2016; LIU et al., 2017; GEIKER et al., 2017).
Diversas pesquisas recentes têm evidenciado a associação entre o seu consumo e a melhora dos parâmetros lipídicos em doenças cardiovasculares e neurológicas, (DIMARCO et al., 2017; YLILAURI et al., 2017).
Em relação à saúde cerebral, um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que em adultos de meia idade acompanhados por 22 anos a ingestão de ovos não esteve associada com o risco aumentado de demência ou doença de Alzheimer.
Pelo contrário, o consumo desse alimento foi correlacionado com melhor desempenho em testes neuropsicológicos. Interessantemente, a cada aumento de 0,5g de ovos consumidos por dia, observou-se uma melhora significante no desempenho dos testes neuropsicológicos aplicados (YLILAURI et al., 2017).
Considerando os resultados de um estudo publicado na revista Lipids,o consumo de 1 a 3 ovos/dia por 38 indivíduos saudáveis durante 4 semanas pode ser associado com aumento significante dos níveis de HDL-colesterol (p<0,05) e redução dos níveis de LDL-colesterol (p<0,05), com consequentemente diminuição da razão LDL/HDL (p<0,01) (DIMARCO et al., 2017).
Tipos de cocções, destaca-se o ovo frito, mexido, cozido, pochê, assado, na forma de omelete e suflês, além de ser um ingrediente de diversas preparações. Os aspectos nutritivos do ovo de galinha são amplos.