Jovem de 14 anos conseguiu através de técnicas desengasgar a criança
O Projeto Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas, que é desenvolvido na rede municipal de ensino de Torres, vem ajudando muita gente através do conhecimento dos estudantes que formam-se em socorristas após o aprendizado.
Prova disso, foi uma experiência vivida na última quinta-feira, feriado de Corpus Christ, pela socorrista e estudante do nono ano da EMF Manoel Oliveira Carneiro de Vila São João, Sarah Schardosim dos Santos.
Sarah salvou o irmão, de um ano e cinco meses, que estava engasgado com alimento. A jovem de 14 anos aplicou as técnicas aprendidas no projeto.
A menina conta que o irmãozinho Enrico estava jantando, quando ele saiu da cadeira, foi até ela, aparentemente bem, mas assim que chegou no seu colo e deitou, tentou tossir. Foi quando ela percebeu que tinha algo errado e ao virar o irmão, viu que estava completamente vermelho. Daí, entrou no “modo socorrista” e fez as manobras ensinadas. Ela colocou o irmãozinho de bruço, deitado sobre o seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. O antebraço pode estar apoiado na sua perna ou outra superfície. Com a mesma mão deve manter a boca da criança utilizando os dedos e com a outra, deu cinco tapas entre os ombros. Em seguida, virou o irmão, deitado no mesmo apoio e fez cinco compressões com os dedos no meio do peito entre os mamilos. Logo, ele chorou, sinal que estava desengasgado, poderia também ter tossido.
O Projeto da Secretaria Municipal de Educação existe desde 2013 e é coordenado pela professora Andréa Mello. Além de primeiros socorros os alunos recebem orientações sobre combate ao suicídio, câncer de mama e o abuso sexual infantil, meio ambiente e projeto Geoparque.