No dia 18, com largada às 9 horas em frente ao Posto de Saúde Central será realizada a caminhada pela vida
A programação do Setembro Amarelo em Balneário Gaivota já foi marcada no dia 10, com a mensagem de encorajamento do psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael da Silva Santos, através das redes sociais do município. “Existem aqueles fatores que são essenciais para qualquer pessoa e para enfrentar a vida que nunca para de trazer problemas, a gente precisa manter uma vida social ativa, manter as pessoas por perto, realizar atividades físicas e um sono bom. Manter essa base bem forte para enfrentar a vida é uma das formas para vencer os pensamentos negativos. Nos colocamos a disposição das pessoas para conversar”, disse o psicólogo.
Programação
Na sexta-feira, 10, estiveram reunidos com a coordenadora de atenção básica enfermeira Rosana Porto Matias Mateus, os profissionais que atuam na área psicossocial do município, psicólogos, Renata Scandolara, Rafael da Silva Santos, Renato Dornelles e Assistente Social Maria da Graça Isoppo, com o objetivo de definir detalhes da programação do Setembro Amarelo em Balneário Gaivota. Além de panfletos que serão distribuídos nas escolas, o Posto Central Zenita Mendes Pedro, as unidades de saúde e do Social estarão ornamentados com balões na cor amarela, símbolo da campanha. No dia 18, com largada às 9 horas em frente ao Posto de Saúde Central será realizada a caminhada pela vida e no dia 29 de setembro terá palestra no auditório da Escola Municipal Darcy Ribeiro, com vagas limitadas até 60 pessoas.
Como pedir ajuda
O Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188, é um canal permanente de apoio. Em diversidades cidades, há também um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que oferece auxílio em horários comerciais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193, devem ser acionados quando ocorrem casos de tentativas de suicídio.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Balneário Gaivota