A tecnologia cada vez mais se faz presente na vida das pessoas, porém o descarte das peças que ficaram desatualizadas ou estragaram ainda causam certo desconforto.
elulares, pilhas, televisores, notebooks e outros itens não podem ser descartados no lixo comum. Descartar em terrenos baldios também é incorreto. É preciso encaminhar para os pontos de recebimento. Nos dias 10 (terça-feira) e 13 (sexta-feira) será realizada coleta de lixo eletrônico das 8 às 16 horas, no departamento municipal de Meio Ambiente, na prefeitura de Balneário Gaivota.
Serão recebidos eletroeletrônicos, pilhas, óleo de cozinha, vidros e lâmpadas. É importante acompanhar as datas de coleta, pois o descarte correto demanda da parceria com uma empresa especializada para busca em quantidade.
Segundo a bióloga do município, Adelsa Fernandes, demanda estratégia para a realização de momentos como este, em virtude da necessidade de uma empresa que faça a coleta dos itens entregues para serem descartados corretamente. “Estes equipamentos possuem substâncias químicas que podem provocar contaminação de solo e água. O descarte incorreto pode gerar doenças e desequilíbrio ambiental”, assinala a bióloga.
Ações de descarte são realizadas constantemente pelo poder público a fim de auxiliar na destinação do lixo eletrônico. “Através da parceria cidadão e gestão pública é trabalhada a conscientização e sustentabilidade ambiental”, destaca Adelsa. O prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, convida a população a participar da atividade e entregar na ação os itens que possuem e procurar manter acondicionado o lixo eletrônico até o momento de novas ações.