Desde o ano passado, essas pessoas podiam pedir ajuda dessa forma em farmácias no estado
Os 579 cartórios catarinenses passaram a fazer parte da campanha Sinal Vermelho, de combate à violência doméstica. Dessa forma, a vítima pode desenhar um “X” na mão para denunciar uma agressão.
Desde o ano passado, essas pessoas podiam pedir ajuda dessa forma em farmácias no estado. Desde sexta-feira (29), os cartórios também podem receber essas denúncias.
Como muitas vezes as mulheres estão acompanhadas do agressor, algumas vítimas não querem o socorro imediato. Nesse caso, o atendente deve anotar o número de telefone, o nome e o endereço da vítima de violência para depois avisar a polícia.
Em julho, uma mulher de 40 anos conseguiu pedir socorro em uma farmácia após ser ameaçada de morte pelo companheiro em Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí. Ela procurou o local e mostrou um sinal vermelho com “X” na mão ao atendente, que acionou a polícia. O companheiro dela passou a ser investigado pela Polícia Civil.
Entenda o sinal ‘X’
A mulher usou o serviço de denúncia “Sinal Vermelho”, que foi idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça e está disponível em muitas cidades do país.
Com ele, funcionários são treinados para receberem denúncias de violência doméstica e encaminham aos policiais. A vítima pode falar que “precisa de máscara roxa” ou mostra um “X” desenhado na mão ou em qualquer pedaço de papel.
Fonte: G1 SC