Clientes relataram demora no atendimento
Na manhã desta quarta-feira (09) moradores de Sombrio acionaram a reportagem do Portal Amorim para reclamar do transtorno causado por tempo de espera em uma fila de uma agência bancária do município localizada na Avenida Getúlio Vargas. Clientes e usuários dos serviços da agência relataram muita demora para o atendimento. Alguns disseram ter esperado mais de duas horas na fila. Também foi comentado sobre o transtorno causado. Antes de entrar na agência eles ficam expostos a sol e chuva enquanto aguardam sua vez.
Existem, em grande parte dos municípios, legislações que especificam quanto tempo, em média, o cliente pode esperar nos bancos. É comum, em dias normais, o tempo variar entre 10 a 20 minutos de espera; contudo, também existem dias considerados de picos (véspera e o dia seguinte do feriado; nos primeiros dias do mês e também no último dia) onde o tempo de espera aumenta, porém, não ultrapassando mais de 30 minutos.
A legislação mencionada acima é conhecida como “Lei dos 15 Minutos”, que assim como o próprio nome explica, limita o tempo de 15 minutos para o atendimento ocorrer nas agências bancárias e 30 minutos para dias de pico. Mas, cada município possui sua lei, não existe uma padronização ou Lei Federal que determine um horário preciso.
De acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor), o cliente precisa ser atendido dentro de um limite razoável. Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos de municípios que não possuem tal legislação para determinar o tempo de espera necessitam atender seus clientes entre 20 e 30 minutos.