O alvo principal da operação, um caxiense apontado como o líder do grupo, foi preso em Balneário Arroio do Silva
A Polícia Civil, por meio da DRACO de Caxias do Sul, deflagrou a Operação Esplanada, na manhã desta sexta-feira (29). De acordo com a Civil, oito pessoas foram presas e 15 medidas cautelares foram cumpridas nas cidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Arroio do Silva em Santa Catarina.
A ação é resultado de cinco meses de investigações que iniciou após notícias de que um grupo criminoso organizado estaria atuando no tráfico de drogas por tele entregas, principalmente drogas sintéticas e cocaína, entre os Estados de SC e RS.
Na cidade Caxias do Sul, os mandados foram cumpridos nos bairros Esplanada e Floresta e na cidade de Farroupilha. O alvo principal da operação, um caxiense apontado como o líder do grupo, foi preso em Balneário Arroio do Silva, onde também tinha uma residência.
Na ação foram presas quatro pessoas preventivamente, quatro presos em flagrante por tráfico de drogas. Ainda foram apreendidos aproximadamente 2200 comprimidos de ecstasy, 900 gramas de cocaína, 50 gramas de haxixe, 20 gramas de maconha, seis porções de MDMA, duas balanças de precisão, duas armas de pressão e grande quantia em dinheiro.
Para cumprimento dos mandados de busca, a DRACO contou com o apoio operacional dos três distritos policiais de Caxias do Sul, bem como a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a DEAM de Caxias do Sul a Delegacia de Polícia Civil de Farroupilha e a Polícia Civil de Arroio do Silva e Sombrio.
Após os cumprimentos, os presos foram levados ao presídio e permanecerão à disposição do Poder Judiciário.