Nesta quinta-feira, dia 19, foi decretado situação de emergência no município
No início da noite de terça-feira 17, uma moradora de Praia Grande já informava através das redes sociais a intensidade do vento no município. Ainda durante a noite a cidade ficou às escuras depois do rompimentos da fiação de energia elétrica em vários pontos do município. As fortes rajadas de vento acima de 70km/h duraram aproximadamente cinco horas. Diversas casas e espaço comerciais foram destelhados.
Uma força tarefa foi montada pela Ceprag, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica para recuperação da fiação e fornecimento de energia para o município que foi estabelecido na quarta-feira. No centro da cidade nas primeiras hora da manhã, diversas fachadas destruídas e telhas de metal caídas no chão pela força do vento.
A Prefeitura do município de Praia Grande somando esforços com a Defesa Civil, Secretaria de Obras, Assistência Social, Secretaria de Esportes, Secretaria de Agricultura montaram uma linha de frente. No primeiro momento foi realizado diligências em todo o município para contabilizar os prejuízos. O campo de futebol do município teve sua cobertura completamente destruída, parques de praças da cidade também sofreram danos, prédios públicos como prefeitura e escolas tiveram prejuízo contabilizado com destelhamento e janelas quebradas. Ainda no centro da cidade uma imagem que chamou atenção foi a de parte da parede de um prédio que acabou caindo arrebentando a fiação de energia elétrica e deixando a rua interditada. Também foi contabilizado grandes prejuízos na área rural do município, onde bananais foram destruídos pela força do vento.
A administração do município trabalhou durante todo o dia e já toma medidas técnicas para diminuir os impactos causados pelo vento.
“Já nas primeiras horas da manhã toda nossa equipe estava nas ruas buscando contabilizar os estragos, e tentando levar uma pronta resposta a todo os moradores do município de Praia Grande. Foi uma demanda grande de trabalho onde já estamos buscando em caráter emergencial tomar todas as providências necessárias para diminuir os estragos deixados pelos vento”, comentou Rodrigo Mariani prefeito em exercício.
O mesmo ressaltou que foi feito um trabalho de levantamento sobre as casas destelhadas e providenciado lonas para cobri-las. Áreas carentes do município foram visitadas para dar apoio aos mais necessitados. “Apesar dos vários prejuízo materiais que tivemos, graças a Deus nenhuma pessoa se machucou durante o temporal e agora precisamos somar forças para limpar a cidade e consertar os estragos”, explicou Mariani. Mesmo licenciado o Prefeito Elisandro (Fanica) fez questão de acompanhar a força tarefa da prefeitura durante as visitas nos locais mais atingidos do município.
Nesta quinta-feira, dia 19, foi decretado situação de emergência.
Força tarefa para Energia Elétrica
Um trabalho visível durante toda a quarta-feira em Praia Grande foi da Ceprag, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município. A cidade que ficou às escuras já na noite de terça-feira contou com grande empenho por parte dos colaboradores da Ceprag, já que foi realizado uma soma de esforços na tentativa de solucionar os transtornou causados pela falta de energia elétrica. Nas primeiras horas da manhã de quarta-feira fria e ventosa o presidente da Ceprag Patrique Alencar Homem, já acompanhava o trabalho de recuperação das linhas de fornecimento.
“Desde terça-feira estivemos acompanhando o desdobramento desse vendaval, sendo fato que teve longa duração tendo início por volta das 20 horas de terça-feira e cessando apenas por volta das 4h30min de quarta-feira. Nesse tempo nossas equipes ficaram na rua tentando amenizar as faltas isoladas . Então em parte da madrugada quando o risco era muito alto pedimos que as equipes retornam-se as garagem e assim ficaram de prontidão até diminuir a intensidade do vento e as equipe pudessem com segurança retornar ao trabalho. Agradecemos a compreensão do nosso associado e também da disponibilidade de todos nosso funcionários”, finalizou Patrique Alencar Homem, presidente da Ceprag.