Uma plataforma que aproxima ainda mais a Universidade da comunidade. Este é o Unesc Connect, apresentado na noite desta segunda-feira (13/06), em evento realizado no AM Master Hall
que recebeu aproximadamente duas mil pessoas, entre estudantes, professores, autoridades políticas e empresariais, além de entidades do ecossistema de inovação do estado e região.
Por meio dele, a instituição coloca o seu grande ecossistema de inovação e empreendedorismo à disposição de toda a região, se fazendo presente em diferentes lugares ao mesmo tempo. A intenção é fazer com que as diferentes pessoas, com os mais variados projetos e demandas, sejam conectadas dentro de um Hub de Inovação para desenvolverem soluções dentro e fora da Universidade. “O Unesc Connect é este Hub de Inovação que reúne diversos programas e projetos em uma linda trilha formativa da nossa Universidade e conecta o ecossistema acadêmico de pesquisa, de ensino e de extensão ao setor produtivo, ao setor público e à sociedade em geral. Eu diria que é um momento em que a gente reúne este conjunto de possibilidades. Por isso, o AM Master Hall lotou com tantas pessoas ávidas por conhecimento”, salienta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
A plataforma
Por meio do Unesc Connect, os interessados poderão ingressar em uma plataforma desenvolvida em parceria com a startup 49 Educação, que trouxe uma metodologia desenvolvida na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. “Esta noite consagra a grande trajetória que a nossa instituição construiu ao longo de tantos anos. O Unesc Connect é um Hub de Inovação que oportuniza a conexão dos diferentes atores da sociedade no ecossistema de inovação da Universidade. A inovação e o empreendedorismo são verticais importantes para o desenvolvimento regional e de Santa Catarina”, salienta a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Silveira Coelho Lopes.
O Hub de Inovação é um ambiente físico ou virtual com palestras, workshops, mentorias, imersões, meetups que conectam pessoas e organizações em eixos temáticos para desenvolverem ideias e soluções inovadoras. Seu foco é o desenvolvimento regional por meio da inovação e empreendedorismo com possibilidades de criação de novos negócios, fortalecimento dos já existentes por meio de soluções especializadas, transferência de tecnologia ou ainda uma solução acadêmica.
Podem participar do Hub de Inovação da Unesc: startups; pequenas, médias e grandes empresas; escolas públicas e privadas; potenciais empreendedores; consultorias de inovação; entidades governamentais; associações; aceleradores de startups; fundos de investimentos e a comunidade acadêmica. “O que queremos é disseminar fortemente a cultura do empreendedorismo e da inovação e, por meio dela, conectar todos os nossos programas internos de inovação e empreendedorismo em uma única plataforma, que intitulamos Unesc Connect. Esta conexão também vai permitir que alunos, professores, empresários, entidades governamentais, enfim, toda a sociedade possa se conectar e promover a inovação e o empreendedorismo, por meio das nossas temáticas ”, conta o gerente de Inovação da Unesc, Oscar Montedo.
O evento contou com o patrocínio de parceiros estratégicos de diversos segmentos: Thomson Reuters, Eliane Revestimentos, Unicred, Cristal Copo, Criciúma Esporte Clube, Fapesc, BRDE, Signora e Topedindo Ingressos.
“Para nós, este evento vem em um momento oportuno, pois somos uma empresa de Criciúma, que se tornou global, presente em mais de 70 países, mas com presença local. A sede continua em Criciúma e temos a imensa satisfação de contar com muitos egressos da Unesc em nosso quadro de colaboradores. É uma alegria participar deste grande momento da Universidade que é da comunidade”, cita o gerente sênior de marketing da Thomson Reuters, Adriano Ferreira.
Presente no evento, o presidente da Fapesc, Fábio Holthausen, destacou a iniciativa da Universidade. “É uma satisfação a Fapesc poder estar neste momento. Muito nos orgulha fazer parte desta história. O Unesc Connect já vem grande, já nasce conectando empreendedores, pesquisadores inovadores e este público sensacional mostra isso. A gente percebe desde os acadêmicos até a comunidade em geral que vêm beber este néctar que possibilita empreender e inovar, por meio desta substância que tem na academia”, enfatiza.
Palestra
A noite de lançamento ainda contou com palestra de Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, um aplicativo desenvolvido para facilitar a solicitação de táxis nas grandes cidades. Gomes foi considerado recentemente pela revista Forbes um dos jovens mais promissores do mercado brasileiro abaixo dos 30 anos. “Foi uma palestra técnica sobre inovação do ponto de vista de produção. Então, como eu penso quando estou criando um produto novo? Quais são os fatores que preciso pensar, os processos que preciso construir, quais os indicadores de sucesso ou fracasso deste processo e como eu contrato pessoas para poder enveredar por este caminho. Falamos sobre processos, produtos e pessoas, do ponto de vista de inovação e como construir esta organização para que ela esteja pronta para entrar neste caminho de inovação”, fala.
Unesc