A salvação da humanidade
Existem duas explicações para a origem e o futuro do Universo; a Criação e a Evolução. A primeira está na Bíblia e diz que sua origem é divina e o final será com o Apocalipse. A segunda é científica; que foi espontânea. Início da Evolução. Há cerca de 14,5 bilhões de anos ocorreu uma grande explosão cósmica; o “Big Bang”. A Ciência prevê o fim da Terra e do Sistema Solar.
Tudo tem um começo e tudo terá um fim. O Universo está se expandindo, mas um dia irá regredir. O Sol vai esfriar e a Terra irá acabar daqui a 4,5 bilhões de anos. O Sistema Solar também, mas muito depois. A Ciência não descarta a existência de uma inteligência superior que teria dado origem ao Universo. Enquanto isso, estuda e trabalha… E avança.
Quem acredita na Criação está tranquilo. Crê que, se for bom, respeitar e temer a Deus terá a vida eterna. Já a turma da Evolução, como eu, só se preocupa em saber como é que vai sair desse pepino. Nós procuramos ser bons porque consideramos que isto é o correto. E não porque achamos que a bondade, por si só, nos livrará de um sofrimento. Confiamos na Ciência. Também rezamos. A nossa maneira. Rezar, se não ajudar, pelo menos não atrapalha.
Claro que a Terra terá um fim. Um planeta que é puro fogo no centro, revestido por placas tectônicas, rachadas como uma casca de ovo, que gira em torno de si a 1.666 km/h e em torno do Sol a 107.000 km/h, juntamente com outros sete planetas, milhões de corpos celestes (satélites e asteroides) e mais sete bilhões de malucos pulando em cima dela, fatalmente um dia irá se acabar.
Eu disse antes que a turma da Teoria da Evolução confia nos cientistas. Não para salvar a Terra, pois é impossível, mas para, quem sabe, salvar a humanidade ou prorrogar um pouco mais a sua existência no Cosmos. Para tanto realizam pesquisas e viagens espaciais em grande quantidade e em velocidade máxima, porque não há tempo a perder. Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Assim, o homem está sempre procurando uma nova morada.
O grande foco do momento é Marte, que é o planeta mais próximo da Terra e tem clima e características semelhantes. Dezenas de astronautas já foram ao espaço. Alguns voltaram, outros não. Agora, por exemplo, enquanto lês estas mal traçadas linhas, alguns deles estão trabalhando em Estações Espaciais lá em cima, longe dos familiares, dos amigos, do churrasco e da cerveja.
Outros, verdadeiros heróis, ou espíritos iluminados, já se alistaram como voluntários para a primeira viagem a Marte, prontos para arriscar a vida pela humanidade, como fizeram os navegadores do Século XV. É evidente que entregar tudo nas mãos de Deus é muito mais cômodo. Mas quem garante a nós Iluministas que o Veio virá nos salvar, hein? Quem não tem certeza absoluta da existência de Deus, e quais são os seus planos, prefere agir. Pelo sim, pelo não, abrimos uma garrafa de vinho e pomos um bolero a tocar.