Além de cursos e palestras, os participantes ainda puderam visitar o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina
Entre as mais atuantes do extremo sul catarinense, a Defesa Civil de Santa Rosa do Sul marcou presença no 3º Seminário Internacional de Redução de Risco de Desastres, realizado no final da última semana, na capital catarinense.
O que estamos fazendo para a redução de risco de desastres? O questionamento foi feito pela Defesa Civil de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina, ao convidar para evento internacional realizado na última quinta-feira, 13 e sexta, 14 de outubro, em Florianópolis. “Mais do que nos prepararmos, quando a possibilidade de um desastre se apresenta, precisamos também trabalharmos de forma antecipada para prevenir que estes desastres venham a ocorrer”, comenta Higor Pereira, coordenador da Defesa Civil municipal de Santa Rosa do Sul e presidente do colegiado de DC da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).
Higor representou Santa Rosa do Sul no 3º Seminário Internacional de Redução de Riscos de Desastres, quando foram apresentadas e debatidas ferramentas tecnológicas com o propósito de atuar na prevenção. “Foi uma oportunidade importante de acrescentar conhecimento e trazer novas perspectivas no combate aos desastres e para auxiliar na formação de uma comunidade mais segura e preparada”, comentou.
Além de cursos e palestras, os participantes ainda puderam visitar o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (Sigerd), verificando onde toda a tecnologia é aplicada para antecipar possíveis problemas relacionados a intempéries climáticas.