O Jerva ainda não teve o Atletismo, que deve acontecer na próxima semana, assim que as chuvas cessarem
A 50ª edição dos Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá, o Jerva, realizado em Meleiro em 2022, terminou a primeira parte com Sombrio em vantagem no quadro geral de medalhas e de pontuação, a frente das outras 13 cidades que participaram.
Há alguns anos, não são mais realizadas as entregas de premiação para o Campeão Geral, por decisão dos organizadores, mas, se calculado nos moldes antigos de pontuação, Sombrio seria o campeão geral com 152 pontos, quase o dobro de Araranguá, que está com 86 pontos no geral.
O Jerva ainda não teve o Atletismo, que deve acontecer na próxima semana, assim que as chuvas cessarem. Mas nem perdendo todas as provas do atletismo, sombrio seria alcançado na pontuação geral, que soma pontos por modalidade, não por provas.
“Não temos mais como ser alcançados. Uma pena não ter mais pontuação geral, mas é uma prova do trabalho feito no nosso esporte, desde o início das aulas no município, com excelentes professores contratados para que tenham atividade o ano inteiro, não só se preparando para o Jerva, por exemplo. Nisso Sombrio é um grande exemplo, era com o Zênio Cardoso e segue agora com a prefeita Gislaine Cunha, que nos dá todo o apoio e suporte”, comenta Matheus Rocha, o Rochinha, Gerente Municipal de Esportes de Sombrio.
No Sistema olímpico, Sombrio também dá show
Se a avaliação dos municípios fosse feita como nos Jogos Olímpicos, em que os países têm sua classificação por medalhas de ouro, Sombrio também está a frente de todos e deve ampliar vantagem quando acontecer o atletismo.
São cinco medalhas de ouro até aqui, seguido de perto por Santa Rosa do Sul, com quatro e Araranguá, terceiro com duas de ouro, empatado neste quesito com Praia Grande, Meleiro e Passo de Torres, mas a frente deles com mais prata.
No quadro geral Sombrio também tem mais medalhas que todos os outros municípios. São 16 ao total. Além das cinco de ouro, Sombrio tem oito de prata e três de bronze. “Só ficamos de fora do pódio no futebol feminino. Em todas as outras modalidades pisamos, no mínimo em terceiro lugar”, reforça Rochinha.
“Eu acompanhei a saída dos atletas pro Jerva, que eu já joguei também nos meus tempos de escola, fui lá ver a abertura da competição muito bem feita pelo meu amigo prefeito Éder Matos, mas mais do que isso, estive presente, de uma forma ou de outra, sempre apoiando, o ano inteiro, o esporte municipal. Temos as maiores competições, o maior número de modalidades com atividades de treinamento e de escolinhas e também de disputas durante todo o ano, além da dedicação de nossos professores e atletas. Esporte é saúde, é educação, é lazer e qualidade. Esporte é vida. Esporte é Sombrio e Sombrio respira esporte. Estes resultados são só frutos de um trabalho de toda a equipe de excelência que temos”, conclui a prefeita, Gislaine Cunha.