Nos dias 3 e 4 de maio, ocorre em Criciúma a etapa macrorregional da Conferência Nacional
Ocorreu na tarde de sexta-feira, 10, a 5ª Conferência Municipal da Saúde de Sombrio, etapa que antecede as Conferências Macrorregionais, Regional e Nacional da Saúde. A Conferência foi realizada em Araranguá e contou com a participação de 30 representantes de Sombrio, incluindo servidores, usuários, gestores e o Secretário Municipal de Saúde, Cleiton Daboit e da prefeita, Gislaine Cunha.
A abertura da Conferência contou com a presença de autoridades e com a aprovação do Regimento Interno. Após, houve uma palestra com o doutor Roger Flores Ceccon, chefe do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor nos cursos de medicina e fisioterapia, Roger Flores salientou a importância da realização das conferências de saúde em todas as suas etapas e no trabalho após a Conferência Nacional: “Todos os pontos da Conferência devem ser desdobrados nos municípios através de bons diálogos e boas propostas para o SUS, em especial, de acordo com as realidades da saúde na região, estado e município”.
A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, compôs a Mesa de abertura e salientou a importância da participação do município: “Eu acredito que através das Conferências é que nós podemos construir políticas públicas que fazem diferença na vida das pessoas, em especial nos dias em que vivemos, com tamanhas dificuldades. Com a responsabilidade, planejamento, orçamento e através da Conferência que, juntos, nós vamos certamente construir dias melhores na saúde em todas as esferas da sociedade”.
Cleiton Daboit, Secretário Municipal de Saúde de Sombrio, comentou sobre a necessidade da participação de profissionais da saúde, gestores e usuários da saúde e de suas proposições: “Destas propostas elaboradas aqui nos municípios saem políticas públicas de níveis estadual e nacional. As leis que se tornam políticas públicas nascem nas propostas das Conferências, então a junção de ideias é muito importante! Esta 5ª Conferência frisou muito a importância do acesso a serviços para a população e sua ampliação.”
Nos dias 3 e 4 de maio, ocorre em Criciúma a etapa macrorregional da Conferência Nacional, onde participarão 4 representantes de Sombrio que foram escolhidos hoje.
A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023.
A Conferência Nacional de Saúde, assim como suas etapas, tem como objetivos avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde, seja no nível municipal, estadual ou nacional.
Assessoria de Imprensa de Sombrio