O tema para a série de conferências é ‘Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’
Garantia de direitos e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) estiveram entre as prioridades discutidas na última sexta-feira, 10 de fevereiro, na Conferência Regional de Saúde, realizada em Araranguá e que reuniu os 15 municípios do extremo sul catarinense. Jacinto Machado esteve representado pela sua nova secretária de Saúde, Juliane Furlaneto Trombim e por profissionais da área.
Durante toda a tarde da última sexta-feira, representantes de todo o extremo sul catarinense participaram da Conferência Regionais de Saúde, etapa necessária para que as necessidades do setor possam ser discutidos no âmbito estadual e, posteriormente, nacional. O tema para a série de conferências é ‘Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’. “A cada etapa, vamos apontando e debatendo o que consideramos como prioridade no trabalho de melhoramento e desenvolvimento da Saúde no âmbito público. Foi assim nas conferências municipais e agora na regional”, descreve Juliane Furlaneto Trombim, secretária de Saúde de Jacinto Machado.
Além da secretária, representaram o município de Jacinto Machado na Conferência Regional a enfermeira Ana Carolina sareto, Emilly Giassi Generoso representando o conselho municipal de saúde e Karyne Maria Arcênego representando a secretaria municipal.
No encontro, após a palestra de Roger Flores, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma mesa redonda foi realizada para aprofundamento das discussões e debates em torno de quatro eixos centrais destacados pelos organizadores.
Após apresentações dos grupos sobre cada eixo e deliberação sobre propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual, foram escolhidos os delegados que representarão o extremo sul na próxima etapa das discussões.