A sala fica na sede da Polícia Civil de Sombrio
Na manhã desta segunda-feira, 27, foi inaugurada na sede da Polícia Civil de Sombrio, a Sala Lilás, um local de atendimento especializado para mulheres e meninas vítimas de violência. Este espaço conta com profissionais especializados no atendimento a este público, contribuindo com uma escuta ativa, acolhimento digno e demais medidas fundamentadas na Lei Maria da Penha.
Entre os presentes no ato, estavam a Coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso da Polícia Civil de Santa Catarina, a delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, o delegado regional de polícia de Araranguá, Diego de Haro, o delegado da Polícia Civil de Sombrio, Luís Otávio Pohlmann, a juíza titular da 1ª Vara da comarca de Sombrio, Livia Borges Zwetsch Beck, a prefeita Gislaine Cunha, secretários municipais, vereadores e outras autoridades policiais.
Segundo a delegada Patrícia Zimmermann, estudos demonstram que, geralmente, as mulheres vítimas de violência doméstica só fazem uma queixa contra seus agressores após 6 episódios. “Pode-se levar muitos anos até que o ciclo de violência seja rompido. Esperamos que com a Sala Lilás, as mulheres tenham mais coragem de fazerem denúncia, neste ambiente acolhedor”, comenta a delegada.
A prefeita Gislaine Cunha falou da importância da inauguração da Sala e na parceria entre as Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Tribunal de Justiça e da gestão, em especial com as ações do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Referência de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, para o combate à violência.
A Sala Lilás é uma das ações da Polícia Civil que, nos últimos tempos, tem priorizado o atendimento das mulheres e meninas, com a capacitação de policiais civis para o acolhimento e também agilidade nas investigações.
A Delegacia de Polícia Civil de Sombrio fica na Rua Telegrafista Adolfo Coelho, 789.