Casa de Cultura é a instituição que representa a cidade de Sombrio no Comunidades Criativas
A primeira fase do projeto Comunidades Criativas chegou a Sombrio (SC) no último dia 30, quinta-feira, com a oficina de capacitação para 35 crianças e jovens atendidos pela Casa de Cultura de Sombrio que terá, ao fim do projeto, o muro de sua unidade grafitado com uma arte exclusiva pelos próprios participantes atendidos, sob a monitoria do artista visual Herok (@ricardoherok).
O Comunidades Criativas é uma iniciativa cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão sobre a Diversidade e a Inclusão e conta com o apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR ViaCosteira. A partir de agora, todos os envolvidos estão na fase de produção criativa do projeto com a elaboração de desenhos individuais sobre diversidade e inclusão. Em breve, a fase de votação popular pela internet será aberta à toda comunidade e define a ilustração vencedora que servirá de inspiração para a etapa mais aguardada, o Dia do Grafite, que ocorre logo em seguida.
Para o responsável pela produção do Comunidades Criativas, Allan de Amorim, abordar os temas diversidade e inclusão pelas comunidades envolvidas é dar voz e marcar presença trazendo um tema atual através de uma expressão artística que reflete também a estética local. “Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos, a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, avalia Allan.
“Por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização, por meio de projetos como estes apoiados pelo Instituto CCR”, destaca Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.
“Entendemos que é muito importante a cultura de Sombrio participar deste projeto, pois é um movimento onde podemos descobrir novos talentos e despertar essa arte nos jovens, envolvendo-os em algo criativo, novo e se tornando até profissão no futuro. Fazer valorizarem essa arte tão linda, cheia de vida, momento de troca de conhecimento.” comenta Rosângela Garcia Margute, gerente de cultura na Casa de Cultura de Sombrio.
Sobre a Casa de Cultura de Sombrio
Inaugurada em 2009, a Casa de Cultura de Sombrio oferece gratuitamente oficinas para todas as idades, como Taekwondo, jazz, artesanato, informática, inglês, violão, projetos “Ágape (dança)” e “Som, Voz e Harmonia”, ballet (Baby e Intermediário), aeróbica, ritmos, entre outros.