Samuel Valêncio, aluno do 6º ano foi o vencedor de um concurso para o desenho
Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sombrio e o Comunidades Criativas, de São Paulo, trouxe muito aprendizado e arte para os alunos da Escola Professora Nilza Matos Pereira.
Os alunos tiveram uma aula muito especial na Casa da Cultura, onde conheceram a história, princípios básicos, técnicas do grafite, movimentos culturais que deram origem à cultura e colocaram o que foi aprendido em prática.
Cada aluno que participou fez um desenho e, após uma votação no site do Comunidades Criativas, o mais votado serviu de inspiração para a nova cara do muro da Casa da Cultura de Sombrio!
O desenho do Samuel Valêncio, aluno do 6º ano, foi o mais votado! Orgulhoso, ele conta que sempre foi admirador das artes, gosta de desenhar, de tocar violão e que sempre gostou de participar de concursos culturais.
Segundo Samuel, foi muito bom aprender mais sobre os elementos da cultura do hip hop, que tem grande relação com o grafite. “O desenho, eu fiz pensando que as pessoas que estão na cadeira de rodas também se divertem com os amigos. Eu fiquei muito feliz em saber que o meu desenho foi inspiração para um artista. Quando eu olhar vou lembrar das coisas que a minha mãe falou, me estimulando a desenhar”.
A equipe do Comunidades Criativas voltou a Sombrio e junto com os alunos da Escola Nilza, realizou o grafite na Casa da Cultura. Os pequenos sombrienses botaram a mão na massa, com a orientação dos profissionais e o resultado pode ser conferido na Casa, na Rua Luiz Coelho nº75, no Centro.
O Comunidades Criativas é uma iniciativa cultural que promove o estudo da arte do grafite e a reflexão sobre diversidade e inclusão, em 22 instituições comunitárias de várias cidades. Usando a criatividade, os participantes elaboram desenhos inspirados no tema, que são retratados no muro de cada instituição por meio do grafite. Ao final, todas as obras de arte são reunidas em um livro.