N a última terça-feira (27) o calçadão de Balneário Rincão recebeu 200 atletas e suas torcidas organizadas na 17ª Corrida Rústica das Apaes em comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
De acordo com a secretária de Educação e Assistência Social, Jucilene Fernandes foi um momento emocionante: “Quando fomos procurados pela Apae para sermos os anfitriões desse evento ficamos lisonjeados, pois para nós esse evento é muito importante pela importância que ele tem”. Foram 34 categorias, disputadas por 200 atletas de toda Região que participaram da competição, correndo, andando, de muletas ou cadeira de roda. O aluno da Escola Especial Sonho Dourado de Içara, Alissom França ficou emocionado e feliz em participar do evento. “Muito legal, eu treinei e ganhei, estou muito feliz”, comemora o pequeno atleta.
“Esse ano o local foi mais que especial, muitas de nossas crianças não conheciam o mar. Tivemos uma recepção organizada, além do visual que colaborou. Agradecimento especial por toda equipe da prefeitura que organizou e nos recebeu com muito carinho”, destaca a diretora da Apae de Nova Veneza, Karina Spillere.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Com base no tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.