Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina determinou nesta sexta-feira (13) a suspensão de eventos que sejam organizados pelo Parlamento estadual, dentro ou fora de suas dependências. As reuniões das comissões permanentes e as sessões plenárias estão mantidas, porém sem presença do público.
As medidas constam no Ato da Mesa 086, de 13 de março de 2020, publicado no Diário Oficial da Assembleia desta sexta (acesse aqui). Elas são preventivas, temporárias e “vigorarão até decisão em sentido diverso.”
O ato trata das regras e procedimentos temporários para fins de prevenção à infecção e à propagação do Covid-19 no âmbito da Alesc. Ele leva em consideração recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde com vistas a evitar a disseminação do vírus.
Com isso, apenas terão acesso às dependências da Assembleia (Palácio Barriga Verde e Unidade Administrativa Presidente Deputado Aldo Schneider) os deputados estaduais, servidores, policiais militares, empregados terceirizados e estagiários. Eles deverão usar crachá para ingressar no Parlamento.
Autoridades nacionais, estaduais e municipais, profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos, representantes de instituições de âmbito nacional, estadual e/ou municipal, e outros empregados e/ou fornecedores que prestam serviços no âmbito da Alesc também poderão ter acesso às dependências do Parlamento desde que façam credenciamento no site da Alesc ou presencialmente, nas recepções do Palácio Barriga Verde e da Unidade Administrativa.
Sessões plenárias mantidas
As atividades legislativas realizadas no Plenário Deputado Osni Régis e nas comissões permanentes da Casa estão mantidas, mas apenas os deputados e os agentes públicos essenciais à sua realização terão acesso.
Estão suspensas todas as audiências públicas, sessões solenes e especiais, eventos de lideranças partidárias e bancadas, frentes e fóruns parlamentares, seminários, congressos, fóruns e outros programas e eventos patrocinados pela Alesc ou com sua parceria, além dos eventos da Escola do Legislativo.
Fecomércio/SC anuncia R$ 15 milhões em investimentos para o setor turístico
Na próxima quinta-feira (19), a Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) realizará sua primeira reunião de 2020. Na ocasião, será apresentado o novo programa de qualificação do Senac/SC com investimento de R$ 15 milhões para o setor.
Nos últimos dois anos, o Turismo Catarinense em Movimento (TEM), iniciativa do Sistema Fecomércio/SC, percorreu o Estado para identificar desafios e oportunidades de cada região. A falta de qualificação profissional no turismo de Santa Catarina foi apontada como um dos principais fatores críticos para o desenvolvimento do setor.
O aporte financeiro será destinado para mais de um milhão de horas-aula gratuitas em cursos de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento nas mais diferentes áreas do segmento turístico: marketing turístico; eventos; gestão de políticas públicas; ferramentas de processos; planejamento; governança e empreendedorismo. Os cursos serão ministrados nas modalidades presenciais e EAD.
O bom filho à casa torna
Andei meio adoentado nessa sexta-feira e não pude ir documentar o momento da filiação do vereador Nano Freitas no PP. Mas mandei mensagem, que ele respondeu, feliz, dizendo que “foi sensacional, presença de lideranças, vereadores, toda a executiva, família, foi show de bola. “Eu milito na política sombriense há 38 anos, desde os 14. Desse tempo, 35 fiquei no PP, minha origem toda é PP. Recebi vários convites para integrar um projeto novo, pelo Zé Milton, o Jusa e o Cris. Voltei por isso, e por minha família.