Caro leitor, mudar a cultura de uma organização é um dos desafios mais difíceis para os gestores. Isso porque a cultura compreende uma série interligada de metas, funções, processos e práticas que impactam diretamente no desempenho dos negócios. Além disso, os profissionais de hoje consideram a cultura organizacional tão importante quanto a remuneração na escolha pela empresa que ele vai querer trabalhar.
A cultura organizacional não é estática, ela está em constante mudança de acordo com os acontecimentos vividos por seus integrantes. Valores que possuíam força no passado se enfraquecem no novo contexto vivido pelas novas gerações, já que novas necessidades surgem.
Ao longo de tantos anos de prestação de consultoria empresarial na área financeira, percebi que somente alinhar os processos não era suficiente para alcançar um resultado eficiente. É por isso, que ao longo dos últimos anos inovei meu serviço e investi mais tempo entendo e trabalhando a cultura organizacional para depois partir para o processo de gestão.
Se mudar é importante por que resistimos tanto às mudanças? A maior parte das empresas querem que as pessoas mudem sem saber o porquê. Ainda que você diga que gosta de mudanças, a grande verdade é que não apreciamos o desconforto e as incertezas que boa parte delas provoca em nós.
Sempre digo para os meus clientes que o princípio básico para mudança que desejam, é reconhecer primeiro que é necessário mudar. Poderia citar muitos exemplos, mas vamos para um bem comum, as pessoas querem sair das dívidas, mas na primeira oportunidade fazem outras, porque é a forma que estão acostumados a agir, ou seja, é a zona de conforto, mesmo que seja uma situação ruim.
Nas organizações, além de os gestores entenderem a necessidade da mudança interna, principalmente nos seus próprios comportamentos e acreditem é um processo que precisa ter coragem, ainda precisam cativar o restante dos envolvidos na organização, como colaboradores, fornecedores, parceiros comerciais, dentre outros.
Mudar a cultura empresarial é desafiador, mas já dizia George Shaw “É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada”.