Criciúma e região contarão, a partir desta segunda-feira (23/3), das 8h às 20h, com mais um aliado contra a pandemia do coronavírus. A Unesc inicia neste dia a operação do programa SOS Unesc – Covid -19, um serviço diário que funcionará como tele triagem com apoio do curso de Medicina da Universidade e do Programa de Residências Médicas e Multiprofissional em Saúde. Serão 72 residentes da área da saúde, 14 professores da área da saúde e 24 professores médicos à disposição do programa que tem foco no atendimento virtual de pacientes com dúvidas sobre sintomas, formas de agir e, sobretudo, selecionar os casos graves para encaminhamentos às Unidades Básicas de Saúde de Criciúma e Região.
“É o momento da união das diferentes forças da sociedade em apoio aos órgãos públicos, secretarias municipais de saúde e prefeituras, que são as protagonistas, e nós, como Universidade comunitária e com a estrutura que temos no campo da saúde e da medicina, nos solidarizamos e colocamos todos os nossos profissionais à disposição da sociedade. Estamos cumprindo com nosso compromisso”, comenta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Ao unir forças em prol da ação a Universidade busca levar mais tranquilidade por meio de informações com credibilidade e contribuir com os profissionais que estão atendendo em hospitais e unidades de saúde ao tentar filtrar o número de pessoas que recorrem a tais locais para atendimento. O programa tem a coordenação dos profissionais médicos da Universidade, Felipe Dall Pizzol, Mariana de Oliveira Presado Macarini de Souza e Silvia Taddeo.
Programa auxilia prefeitura na triagem dos casos
Para o prefeito Clésio Salvaro o momento é de solidariedade. “É uma iniciativa que demonstra a relevância da Unesc para Criciúma e região. Nós do poder público estamos felizes em contar com a parceria e a expertise da Universidade no combate ao coronavírus. O modelo de triagem proposto, de forma virtual, vem ao encontro da necessidade de manter as pessoas em casa, para evitar a proliferação do vírus. É, sem dúvidas, um reforço importante no enfrentamento ao Covid-19”, afirma o prefeito.
Os protocolos para atendimento da tele triagem seguem as mesmas diretrizes do município de Criciúma e Ministério da Saúde. “A parceria com a Unesc não é de hoje. Mais uma vez, a Universidade, que é comunitária, dá essa demonstração para a comunidade e região. Um serviço importantíssimo para nós, que teremos um grande apoio de todos os profissionais da Unesc, inclusive professores para tirar dúvidas e nos auxiliar na triagem”, comenta do Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
Além de disponibilizar os profissionais que atuarão na ferramenta, a Unesc também disponibilizou quatro residentes para, a partir de segunda feira, atuar junto à Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma na análise epidemiológica dos dados.
Como funcionará o serviço
O sistema montado para a atividade, conforme a pró-reitora de Desenvolvimento e Planejamento Institucional, Gisele Coelho Lopes, será por meio da plataforma Whatsapp. O objetivo é realizar o primeiro atendimento às pessoas que apresentam dúvidas sobre seu estado de saúde e, com isso, diminuir o número de indivíduos expostos nos serviços de saúde. “Ao acessar o número do projeto o paciente será atendido por um robô que fará a pré-triagem. Se apontar um sintoma positivo, o sistema automaticamente o encaminha a um de nossos residentes e tutores, que aplicarão um novo questionário”, explica.
Ao seguir os parâmetros do protocolo de atendimento e o resultado das respostas do paciente, os residentes e tutores avaliarão a necessidade de encaminhar o paciente ao médico de suporte. “Este, ao avaliar os sintomas, irá definir se mantém o indivíduo em casa, nesse caso entra em sistema de monitoramento, ou o encaminha para a Unidade Básica de Saúde preparada pelo Município para este atendimento presencial”, completa.
No total o atendimento do SOS Unesc – Covid-19 contará com mais de 40 médicos na rede de apoio ao atendimento. O número oficial para os atendimentos é o (48) 9 9183-8663. O serviço estará disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Ao longo dos dois próximos dias a plataforma será testada e ajustada para a função. A equipe passou por treinamento neste último final de semana.