A quarta turma do curso de Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araranguá se formou no último sábado, 06. A solenidade aconteceu no Caverá Park.
Cerca de 50% dos alunos é do município e a turma contou ainda com formandos de outras regiões catarinenses e do Rio Grande do Sul. Para o presidente do sindicato, Rogério Pessi, os técnicos poderão ingressar no mercado de trabalho com segurança. “O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação e além de atuar em suas propriedades, também poderão agregar como mão-de-obra especializada em cooperativas, agroindústrias e muito mais”, contou.
A primeira turma iniciou em 2018, e neste ano também iniciou mais um grupo de alunos que deve se formar em 2026. As aulas são ministradas de maneira presencial e online, e a duração é de dois anos. Totalmente gratuito, o curso de técnico em Agronegócio oferece o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para a execução das ações de gestão e de operação das cadeias produtivas do agronegócio, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas e legislações.
Prestigiaram a formatura, o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Márcio Scarsanella, o Tubinho, que representou o Legislativo; o deputado estadual José Milton Scheffer; o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), Gilmar Antonio Zanluchi, além de coordenadores do curso e autoridades do sindicato.
Para Tubinho, a formação deste público fortalece ainda mais a economia local. “Não podemos esquecer que uma das nossas principais atividades econômicas ainda é o Agronegócio. Qualificar a mão-de obra de produtores e filhos de produtores é fundamental nossa cidade produza mais e melhor. O agro é uma valiosa área que não pode ser esquecida, então precisamos colaborar com a qualificação do homem do campo”, comentou o presidente da Câmara Municipal.