A obra para a reforma do prédio histórico que abrigará a Casa de Cultura de Praia Grande está prestes a iniciar. A assinatura da ordem de serviço ocorreu nesta terça-feira (7), um marco para a preservação do patrimônio cultural da cidade. O casarão de 72 anos, ao lado da Igreja São Sebastião, será restaurado para dar lugar à Casa de Cultura, que abrigará a Secretaria de Cultura, o museu e a biblioteca municipal. As obras estão programadas para começar na segunda-feira (13).
A promoção da cultura através da preservação da identidade de Praia Grande é uma das pautas que o executivo municipal tem trabalhado desde o início da gestão. “Vamos realizar a revitalização de um antigo imóvel, visando à preservação e valorização do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural dos praia-grandenses. É uma iniciativa que contribuirá para o desenvolvimento educacional da cidade e se tornará um novo ponto cultural para os moradores e turistas”, afirma o secretário de Cultura, Kauê Bellettini.
O investimento é de R$250 mil via emenda parlamentar da deputada Geovania de Sá e ainda terá contrapartida da prefeitura. O projeto de revitalização iniciou em 2019, através das aulas de história do Professor Frank Lummertz e a turma do 9° ano da Escola Municipal Eliziani Citadin. O projeto arquitetônico é do arquiteto praia-grandense Lucas Pinto e execução da empresa Daiane Pedroso Venancio LTDA. O prazo da entrega da obra é de oito meses.
História
O casarão da Praça São Sebastião é um verdadeiro tesouro de memórias para os moradores de Praia Grande. Inaugurado em 1952 como o primeiro hospital do município, enfrentou desafios como um incêndio em sua história. Posteriormente, serviu como casa paroquial e abrigou tanto a prefeitura de Praia Grande quanto a sede da Ceprag. Agora, está prestes a começar um novo capítulo como um centro de atividades ligadas à cultura.