Em uma competição marcada por desafios, Mateus Isaac, representante brasileiro na classe IQFoil (Windsurfe), obteve um 5º lugar na última regata dos Jogos Olímpicos em Marselha. Apesar do bom desempenho, o resultado não foi suficiente para garantir uma vaga nas disputas por medalhas. Isaac terminou o evento na 16ª colocação, fora do grupo dos 10 primeiros classificados para a fase mata-mata. Esta foi a primeira participação olímpica do campeão dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023.
“Enfrentamos dias difíceis e algumas avarias no equipamento, mas aprendi muito com esses desafios. Isso faz parte do esporte, e não há desculpas. Vamos focar no próximo ciclo olímpico. Queria muito ter chegado ao top-10, mas não foi possível desta vez. Continuaremos lutando e batalhando”, afirmou Isaac.
Embora estivessem previstas três regatas para o dia, somente uma foi realizada devido à ausência de vento. Isaac minimizou o impacto das condições meteorológicas adversas, ressaltando que a dificuldade de Marselha não foi a principal razão para seu desempenho.
“Treinei bastante aqui e conheço bem as condições de Marselha. A época do ano é quente, mas já esperávamos isso. Os problemas com o equipamento foram o principal fator que prejudicou meu desempenho”, explicou Isaac, que é treinado por Bruno Prada, medalhista olímpico ao lado de Robert Scheidt.
A trajetória de Isaac, que inclui títulos importantes como o Sul-Americano de IQ Foil em 2021 e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, foi marcada por uma crescente de resultados positivos. Após um merecido descanso, ele pretende avaliar a próxima campanha olímpica.
Nesta quinta-feira, o Brasil também viu a estreia de Gabriella Kidd na classe dinghy feminino (ILCA 6), que ficou na 15ª posição na única regata realizada, e Bruno Fontes na classe dinghy masculino (ILCA 7), que terminou em 35º após duas regatas.
A regata da medalha da classe 49er FX foi adiada para sexta-feira, 2, e também estão previstas regatas da classe 470 (dinghy misto) com Henrique “Gigante” Haddad e Isabel Swan. No dia 3, João Siemsen e Marina Arndt estreiam na classe multihull misto (Nacra 17), e Bruno Lobo fará sua estreia na Fórmula Kite no dia 4.