A Unesc Araranguá, por meio das ações comunitárias de Extensão, realizou neste sábado (14/09), atividades de saúde voltadas para a comunidade do bairro Lagoão. A iniciativa foi uma ação dentro do projeto Sesc Cidadão do Bem.
Acadêmicos dos cursos de Odontologia, Enfermagem e Psicologia se envolveram ativamente nas ações, oferecendo serviços essenciais em saúde. As ações, com participação de diversas entidades, foram todas ofertadas na Casa da Fraternidade.
A parceria evidencia o compromisso da instituição com a formação prática de seus estudantes e com o bem-estar da comunidade, proporcionando um impacto positivo e imediato na vida dos moradores. “Para nós é extremamente importante essa participação, pois fortalecemos a marca da Unesc, e prestamos serviços para a comunidade, mostrando os projetos da Extensão. Sempre buscamos nos aproximar e estar junto com a comunidade”, ressaltou a diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza.
O pequeno Luiz Gabriel Flores, de sete anos, ouviu atentamente as explicações sobre como escovar os dentes. Ao final, ganhou um kit para cuidados bucal e manual explicativo. A irmã, Marissa Gonçalves Flores, foi quem levou o menino para a ação. “É a primeira vez que participo de uma ação como esta, e acho importante no sentido de ensinar meu irmão como se escovam os dentes da maneira correta”, disse.
Para o professor do curso de Odontologia, Diego Anselmi Pires, a iniciativa oportuniza não apenas uma ação para os moradores locais, mas crescimento profissional. “Essas ações comunitárias são extremamente importantes porque elas aproximam os acadêmicos de muitas realidades que provavelmente eles nem conhecem. Estamos criando esse vínculo e desenvolvendo, fortalecendo cada vez mais o papel da Unesc como Universidade Comunitária. Esse é o sentido da nossa universidade”, pontuou o professor.
Enquanto as orientações odontológicas aconteciam em uma sala, quem passava pela tenda da Unesc, foi atendido pelos acadêmicos de Psicologia e Enfermagem. A moradora Rosileia Cardoso Gomes foi aferir a pressão. “Eu adorei os atendimentos de saúde, tenho problema de pressão, então foi muito bom. Fui muito bem orientada, nós aproveitamos, as crianças brincaram, adorei”, comentou.
A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, reforça que ações como esta impactam positivamente as comunidades. “Levamos conhecimento e benefícios, mas também trocamos experiências com momentos de lazer e diversão. Este é um dos compromissos da nossa Universidade, contribuir com a formação dos cidadãos e estar perto das comunidades”, reforçou.
O Sesc Cidadão do Bem é um evento comunitário com objetivo de proporcionar acesso a serviços e atividades que promovam o bem-estar e a integração social da população. São realizadas parcerias com instituições e voluntários, serviços gratuitos, como atendimentos de orientação e educação em saúde, orientações jurídicas, atividades culturais, entre outros.
Fonte: AgeCom Unesc