Na manhã de 21 de novembro de 2024, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Balneário Arroio do Silva, prestou apoio à 3ª Delegacia de Polícia de Canoas/RS na deflagração da Operação ILLUSIO V, voltada ao combate ao estelionato e à associação criminosa. A operação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão e na prisão de um suspeito no município de Balneário Arroio do Silva, em Santa Catarina.
A Operação ILLUSIO V teve como objetivo o cumprimento de 20 medidas cautelares, relacionadas a investigações sobre crimes de estelionato, perpetrados por meio do famoso “conto do bilhete premiado”. A operação foi desencadeada após uma investigação de um crime ocorrido em 2023, envolvendo uma vítima idosa residente em Canoas/RS.
Segundo a investigação, os suspeitos haviam pulverizado o dinheiro da vítima entre os membros da associação criminosa. A maior parte da quantia foi convertida em dólares em espécie e em criptoativos, através de transações em casas de câmbio.
Nesta data, foram cumpridos 8 mandados de prisão temporária e 7 mandados de busca e apreensão nas cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo e Balneário Arroio do Silva. Durante a operação, foram apreendidos celulares, cartões bancários e dinheiro. Em Balneário Arroio do Silva, a Polícia Civil localizou e prendeu um dos suspeitos, que, durante o interrogatório, confessou parcialmente sua participação no esquema criminoso.
Polícia Cívil|PCSC