Morro Grande recebeu com alegria uma delegação italiana que veio conhecer a cultura e a ancestralidade do município, onde a influência italiana é marcante. A visita aconteceu a convite de Bepi Crepaldi, presidente da Associação Belunesi de Siderópolis, com apoio do prefeito Clélio Daniel Olivo e da diretoria da Associação Veneta dos Descendentes de Italianos de Morro Grande (Avedimg).
O roteiro da visita começou na Igreja Santo Antônio, em Nova Roma, onde os italianos foram recepcionados por autoridades locais, incluindo o prefeito Clélio (Keio), a vice-prefeita Tatiane Scarpati Fenali, convidados de cidades vizinhas, além de alunos e professores da EMEF Dário Crepaldi. A escola foi homenageada recentemente por incluir a língua italiana no currículo desde 2006, sendo reconhecida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina entre os dez municípios do estado que preservam o ensino do idioma.
Durante a cerimônia, o padre Jarder Varela abençoou os presentes, e o prefeito Clélio destacou a forte influência italiana na cultura local. “Sempre fui um grande entusiasta da presença do italiano no nosso dia a dia. É uma alegria receber essa delegação e apresentar Morro Grande a vocês”, afirmou.
A presidente da Avedimg, Luzia Crepaldi, reforçou a importância do intercâmbio cultural e anunciou uma viagem à Itália em julho de 2025, com visitas a Carmignano di Brenta, na região do Vêneto, além de Roma e do Vaticano. “Essa iniciativa visa estreitar laços e formalizar o pacto de amizade entre os povos”, ressaltou.
A delegação italiana contou com figuras importantes, como Oscar de Bona, presidente da Associação Di Bellunesi Nel Mondo, Walter Brunello, ex-dirigente do Turismo Vêneto, e Franco Conte, ex-parlamentar e presidente da Associação Internacional Trevisani Nel Mondo. O escritor Nicola Vegro, autor de uma obra sobre Santo Antônio de Pádua, presenteou o padre Jader com um exemplar do livro, incentivando a disseminação da história do santo.
Como símbolo da conexão entre os povos, os visitantes receberam os livros Casos e Causos – Rememorando a História de Morro Grande, de Edneia Martins Olivo e Maria Lucia de Lucca, e Fé, Coragem e Felicità, de José Arcangelo Souza (Canjo), além de sementes de feijão trazidas pelos antepassados italianos.
O encontro foi celebrado com um almoço típico no Restaurante Longaretti, na comunidade de Três Barras, e seguiu com uma visita ao Centro Cultural Pedro Dal Toé, onde os italianos conheceram mais sobre o relevo e a história de Morro Grande.