Siga no Instagram https://www.instagram.com/fumikokouketsu/?hl=pt-br
Olá, gente do bem! E então, refletiram sobre o nosso diálogo internos e os nossos sabotadores? Bom, tomara que tenham seguido às dicas para combatê-los. E o nosso tema de hoje tem haver com a Provocação desta semana. Para quem não sabe, todos os dias posto Stories no Instagram. A cada semana escolhemos um tema que provoca uma reflexão e vocês podem interagir através do Direct, mandando seus comentários e dúvidas. Então, acontece este bate-papo gostoso que faz a gente crescer. Vamos à provocação: escolhas. Você já parou para pensar quantas escolhas fazemos a cada dia? Costuma refletir sobre as consequências que elas causam na sua vida e na vida das outras pessoas que convivem com você? Tem alguma noção do impacto que aquilo que você escolhe fazer ou não fazer, pode gerar? Imaginou quantos problemas podem ser criados por uma escolha feita impulsivamente? Muitos questionamentos, não é?
Todos os dias fazemos centenas de escolhas, desde as mais simples como a roupa que iremos vestir até decisões mais complexas do trabalho, da carreira, ou de outras áreas da vida. Algumas são fáceis e não exigem esforço. Entretanto, algumas são mais sérias e exigem um cuidado especial. Deixa-me dizer a você que a maior parte das vezes as nossas escolhas são automáticas: tendemos a fazer mais do mesmo. É claro que obtemos sempre o mesmo resultado. Você já observou que algumas situações se repetem na nossa vida? Muda a data, os personagens, a situação, mas é o mesmo problema inserido em diferentes contextos. Todos nós possuímos o livre-arbítrio; ou seja, a liberdade de escolher qualquer opção que se apresente. Ninguém é obrigado a fazer nada, a aceitar nada e nem a concordar com nada. Você pode argumentar que esta afirmação não é verdadeira. Inclusive, você pode até provar. Eu sei. Se olharmos sob este ponto de vista, a de que estamos presos a uma situação sem a possibilidade de escolha, certamente iremos adoecer: depressão. Você vive uma situação que não gosta, que faz você infeliz e pensa que não há nada que possa fazer à respeito disso. Então, é pesado demais. É escravidão emocional, mental e espiritual. Um cárcere invisível.
Mas a boa notícia é que esta não é a realidade, por mais que pareça concreta e tangível. Sempre há alguma coisa que você pode fazer para libertar-se. Contudo, a sua liberdade exige, pelo menos duas coisas: coragem e ação. Quando escolhemos sair desta prisão é necessário a iniciativa e a proatividade. Mudanças sempre geram desconforto e perdas.
Deixe-me dar a você algumas dicas que já usei em minha própria vida que sempre dão muito certo.
• Acredite que você é capaz, criativo e forte o suficiente para fazer escolhas e crescer através delas;
• Tudo, absolutamente tudo, produz um aprendizado;
• Nada é para sempre, um banho quente, uma noite de sono sempre é uma excelente receita para recomeçar com novas energias;
• somente você pode sair da situação que se encontra. Responsabilizar-se pela sua felicidade é fundamental. Além de tudo, todos merecemos ser felizes. Continue seguindo em frente e sempre enfrente! Excelente semana!