Projeto idealizado por Vaguinho deve atender mais de 700 crianças com TEA da rede municipal.
O município de Criciúma deu início a uma das principais promessas de campanha do prefeito Vagner Espíndola, o Vaguinho (PSD), com o início das obras do Centro Educacional Especializado Multidisciplinar de Atendimento ao Autista. A nova estrutura funcionará no antigo Alvorada Clube, no bairro Pinheirinho, e deve ser concluída até o fim de 2025.
A iniciativa é considerada uma das mais emblemáticas da atual gestão e atenderá, inicialmente, crianças de até 12 anos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), todas matriculadas na rede municipal de ensino. Hoje, o município contabiliza 724 estudantes com TEA, distribuídos em 62 instituições.
Segundo a prefeitura, o atendimento será feito no contraturno escolar, com uma abordagem multiprofissional. A proposta é oferecer apoio pedagógico, psicológico, fonoaudiológico, além de atividades voltadas à psicomotricidade e ao desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.
“O que antes era um sonho, agora está se tornando realidade. Iniciamos uma das obras mais simbólicas da nossa gestão. Em breve, iniciaremos o processo licitatório para execução do projeto”, afirmou o prefeito Vaguinho. “Vamos construir um espaço de referência, onde poderemos dizer que Criciúma tem sua própria ‘Cidade do Autista’.”
Além do atendimento às crianças, o Centro também oferecerá acolhimento e orientação às famílias, incluindo ações de capacitação e apoio emocional, e servirá como espaço de formação continuada para os profissionais da educação do município.
A secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, destacou o impacto transformador do projeto. “Estamos dando um passo significativo rumo a uma educação mais inclusiva. Este será um local de escuta, orientação e desenvolvimento, que irá fortalecer não só os estudantes, mas também suas famílias e os educadores”, declarou.
O projeto se inspira em centros de referência já existentes, como a Casa do Autista de Balneário Camboriú, que aplica a Análise do Comportamento Aplicada (ABA); o Centro de Atendimento de Itapema, além de estruturas semelhantes em Pelotas (RS) e Curitiba (PR).
A proposta reforça o compromisso do município com a inclusão educacional, promovendo um ambiente seguro, acolhedor e tecnicamente estruturado para o desenvolvimento pleno das crianças com TEA.