102.9 FM
102.9 FM
GeralCriciúma inicia obra do Centro Educacional para Autistas com atendimento multidisciplinar

Criciúma inicia obra do Centro Educacional para Autistas com atendimento multidisciplinar

Projeto idealizado por Vaguinho deve atender mais de 700 crianças com TEA da rede municipal.

O município de Criciúma deu início a uma das principais promessas de campanha do prefeito Vagner Espíndola, o Vaguinho (PSD), com o início das obras do Centro Educacional Especializado Multidisciplinar de Atendimento ao Autista. A nova estrutura funcionará no antigo Alvorada Clube, no bairro Pinheirinho, e deve ser concluída até o fim de 2025.

A iniciativa é considerada uma das mais emblemáticas da atual gestão e atenderá, inicialmente, crianças de até 12 anos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), todas matriculadas na rede municipal de ensino. Hoje, o município contabiliza 724 estudantes com TEA, distribuídos em 62 instituições.

Segundo a prefeitura, o atendimento será feito no contraturno escolar, com uma abordagem multiprofissional. A proposta é oferecer apoio pedagógico, psicológico, fonoaudiológico, além de atividades voltadas à psicomotricidade e ao desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

O que antes era um sonho, agora está se tornando realidade. Iniciamos uma das obras mais simbólicas da nossa gestão. Em breve, iniciaremos o processo licitatório para execução do projeto”, afirmou o prefeito Vaguinho. “Vamos construir um espaço de referência, onde poderemos dizer que Criciúma tem sua própria ‘Cidade do Autista’.”

Além do atendimento às crianças, o Centro também oferecerá acolhimento e orientação às famílias, incluindo ações de capacitação e apoio emocional, e servirá como espaço de formação continuada para os profissionais da educação do município.

A secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, destacou o impacto transformador do projeto. “Estamos dando um passo significativo rumo a uma educação mais inclusiva. Este será um local de escuta, orientação e desenvolvimento, que irá fortalecer não só os estudantes, mas também suas famílias e os educadores”, declarou.

O projeto se inspira em centros de referência já existentes, como a Casa do Autista de Balneário Camboriú, que aplica a Análise do Comportamento Aplicada (ABA); o Centro de Atendimento de Itapema, além de estruturas semelhantes em Pelotas (RS) e Curitiba (PR).

A proposta reforça o compromisso do município com a inclusão educacional, promovendo um ambiente seguro, acolhedor e tecnicamente estruturado para o desenvolvimento pleno das crianças com TEA.

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias