A Prefeitura de Sombrio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu no último dia 10 de julho uma formação voltada aos professores e monitores das escolas de tempo integral Professora Nilza Matos Pereira e Alcides de Souza Pereira. A iniciativa teve como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas, promovendo uma educação mais inclusiva, inovadora e conectada à realidade dos estudantes.
Durante a formação, os educadores participaram de reflexões e atividades voltadas à escolarização aberta, educação em rede, projetos interdisciplinares e desenvolvimento humano integral. Também foram discutidas práticas avaliativas alinhadas à rotina das escolas de tempo integral, com foco nos projetos de vida dos alunos, ações comunitárias e produções artísticas.
A programação incluiu a apresentação de oficinas culturais, esportivas, tecnológicas e investigativas, que ampliam as possibilidades de aprendizagem de crianças e adolescentes. Todas as ações seguem diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4, que trata da educação de qualidade.
Entre os destaques da formação esteve o Projeto Atenna — uma proposta pedagógica estruturante baseada em seis pilares, incluindo artes e cidadania — e o conceito de “diversão profunda” no processo de ensino-aprendizagem, que valoriza o prazer em aprender, a superação de desafios e o engajamento genuíno dos estudantes.
A secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Costa, destacou o papel transformador das escolas de tempo integral no município. “Com ações como esta, fortalecemos o compromisso com uma educação que vai além dos conteúdos curriculares, promovendo experiências significativas, cidadania e um futuro mais justo para todos”, afirmou.
A Prefeitura de Sombrio parabeniza as equipes das escolas Nilza Matos Pereira e Alcides de Souza Pereira pelo comprometimento com a educação pública de qualidade e reafirma seu apoio à formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino.