Em um ato de reconhecimento e emoção, a Unesc prestou uma homenagem especial ao professor Hugo Schwalm, coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura que faleceu há pouco mais de um mês. Nesta terça-feira (9), uma muda de ipê-amarelo foi plantada simbolicamente ao lado do Bloco J, onde funcionava sua coordenação.
O local também foi escolhido para a nomeação da “Sala de NDE e Reuniões Agrimensura e Design Prof. Engenheiro Hugo Schwalm“, imortalizando a presença do professor na Universidade. A homenagem reuniu colegas, amigos e a companheira de Hugo, a professora Mágada Tessmann.
O professor João Rieth, coordenador do curso de Design e idealizador do ato, ressaltou a importância do gesto. “Plantamos essa árvore ao lado da sala que por muito tempo foi a segunda casa de Hugo, ao nosso lado. O ipê representará a presença dele sempre aqui, como seu legado, suas histórias e os aprendizados que compartilhou conosco, que o tempo não apagará”, destacou.
Emocionada, a professora Mágada Tessmann agradeceu o carinho de todos. “O Hugo gostava muito da natureza e certamente iria apreciar muito esse ipê ao lado da sua sala. Ele viveu intensamente o curso, a Unesc, e esteve aqui, neste espaço, muitas vezes de forma mais intensa do que na própria casa, tamanha dedicação e compromisso. Ele foi um homem muito íntegro, reto, legal, bondoso e que deixa sua marca em todos nós”, pontuou.
O professor Vanildo Rodrigues, parceiro de Hugo na coordenação do curso, expressou sua dificuldade em colocar o sentimento em palavras. Ele agradeceu a homenagem e reforçou que o amigo continuará presente. “Esta será mais uma forma de ele seguir perto de todos nós. Acredito que não devo dizer que perdi um amigo, pois sinto que ele continua e sempre continuará entre nós, seja nas lembranças, na gratidão, nos aprendizados ou nos projetos que daremos continuidade, assim como ele gostaria que fosse”, disse.
A muda de ipê, doada pelo Horto Florestal, foi entregue oficialmente no evento de celebração dos 50 anos do curso de Engenharia de Agrimensura.