A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em julho de 2025, o menor índice já registrado desde o início da série histórica em 2012. Os dados, divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (16), mostram que a população desocupada diminuiu para 6,118 milhões de pessoas, o menor contingente desde o fim de 2013.
A população ocupada, por outro lado, atingiu um novo recorde, chegando a 102,4 milhões de trabalhadores. O número de empregados com carteira assinada também bateu recorde, alcançando a marca de 39,1 milhões, um crescimento de 3,5% no ano. O contingente de trabalhadores por conta própria também cresceu, chegando a 25,9 milhões.
O presidente Lula celebrou os resultados em suas redes sociais, afirmando que os dados demonstram “um Brasil mais forte”. O analista do IBGE, William Kratochwill, reforçou que os números confirmam um bom momento para o mercado de trabalho. “Temos crescimento da ocupação e redução da subutilização da mão de obra, ou seja, um mercado de trabalho mais ativo”, analisou.