Em um passo importante para sua internacionalização, a Unesc firmou dois acordos de cooperação com o Instituto de Altos Estudios Nacionales (IAEN), do Equador. A assinatura dos convênios, que ocorreu durante o Seminário Internacional de Direitos Humanos e Sociedade, consolida uma parceria voltada para a troca de conhecimentos em áreas como Democracia, Direito, Justiça e Gestão Pública. Além do acordo com o Equador, a Unesc também renovou seu convênio com a Universidad en San Luis Potosí, do México.
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, destacou a importância da parceria para a missão comunitária da instituição. “A Unesc nasceu em 1968 a partir de um movimento popular e, desde então, assumimos a responsabilidade de desenvolver essa região. Somos uma instituição comunitária, de origem pública, mas não estatais. Isso significa que todo recurso arrecadado é reinvestido em Ensino, Pesquisa e Extensão”, enfatizou. Gisele ressaltou a satisfação em sediar um evento internacional de tamanha relevância, protagonizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito.
O reitor da IAEN, Carlos Rodrigo Jácome Pilco, reforçou a importância estratégica da colaboração. “A parceria com a Unesc é significativa porque compartilhamos objetivos semelhantes. Estamos convencidos de que a cooperação trará benefícios não apenas para nossas instituições, mas para toda a América Latina”, disse ele. A pró-reitora Vanessa Moraes de Andrade celebrou o fato de o curso de Direito, um dos mais jovens da pós-graduação da Unesc, já ser altamente internacionalizado.
Os acordos representam a formalização de uma relação de anos entre as instituições, que já vinham colaborando em encontros e iniciativas acadêmicas. Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, Reginaldo de Souza Vieira, essa cooperação vai além da produção científica e da mobilidade, buscando um impacto prático nas realidades dos países.
Atualmente, a Unesc conta com 66 acordos com instituições em 17 países, proporcionando a seus estudantes a oportunidade de experiências globais e o intercâmbio com pessoas de outras nações.