A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa mais que uma oportunidade de concluir os estudos, ela é um projeto de vida para milhares de brasileiros. A cada ano, pessoas de diferentes idades e trajetórias decidem voltar para a sala de aula, movidas pelo desejo de transformar o futuro e resgatar sonhos interrompidos.
Para muitos, a jornada até a retomada dos estudos é longa e cheia de obstáculos. Motivos como dificuldades financeiras, necessidade de ajudar a família ou problemas de saúde acabam afastando o estudante do ambiente escolar.
Histórias de coragem e incentivo
O Instituto Federal Catarinense (IFC) de Sombrio é um dos locais que oferece essa segunda chance. O programa local integra a educação de jovens e adultos com formação profissional. Em uma recente entrevista para a Rádio 102.9 Amorim FM, a coordenadora do programa, professora Luciene, a “Prof.ª Lu”, compartilhou o quanto a educação é um investimento pessoal. “É um investimento que a gente faz na nossa pessoa. É um tempo para você pensar em você, é um tempo para você pensar em valorizar você como pessoa, trazendo a educação, conhecimento”.
Durante o bate-papo, alunas compartilharam suas histórias e os motivos que as levaram a interromper os estudos. Sultane, que parou de estudar por questões de segurança, conta que a mudança de estado e a busca por um novo ambiente a levaram a recomeçar. Já Jaine, que casou cedo e teve que adiar o projeto de estudar por 15 anos, foi incentivada pelo irmão a voltar. Para ela, a experiência é transformadora: “E aí depois que a gente começa, a gente não quer mais parar, né?”.
Josiane, que ficou mais de 30 anos longe da escola, superou um trauma e uma grave doença para encontrar na educação a força para seguir em frente. “Para mim foi assim, foi onde eu tive que recomeçar do zero. Esperança, perspectiva de futuro”, disse. A luta dela e das colegas, que participaram de fóruns para defender melhorias na EJA, mostra que a busca por conhecimento é uma força coletiva. “Nós temos que correr atrás dos nossos sonhos, porque tem aquela frase que diz, toda realidade um dia foi sonhada”, concluiu Jaine.