A diretora do campus da UFSC Araranguá cumpriu uma intensa agenda em Brasília, participando do 3º Encontro de Lideranças Municipalistas e realizando diversas reuniões em ministérios e com parlamentares. A missão, realizada em setembro de 2025, focou em garantir recursos e parcerias para projetos estratégicos, com destaque para a área da saúde.
A direção participou de mesas de discussão com o presidente do Sebrae, Décio Lima, e com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na oportunidade, foi apresentado o projeto do Hospital Universitário em Araranguá, com o Plano de Necessidades sendo protocolado diretamente junto ao ministro da Saúde. Além disso, foi apresentado um projeto do curso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para análise de dados do DATASUS, visando subsidiar decisões estratégicas para o SUS.
Projetos de Educação e Interlocução Parlamentar
No Ministério da Educação (MEC), a agenda incluiu reuniões para discutir questões de servidores e a possibilidade de implantação do Hospital Universitário. Também foram encaminhados projetos focados na capacitação de docentes da Educação Básica para o uso pedagógico da Inteligência Artificial Generativa e na valorização da cultura científica.
Houve ainda a interlocução com parlamentares:
- Para a deputada Ana Paula Lima, foi apresentado um projeto sobre Letramento no Climatério e Menopausa.
- Para a deputada Geovania de Sá, foi exposto um projeto sobre Letramento em Luto Materno e Parental, resultando no agendamento de uma visita técnica ao campus.
A Direção da UFSC Araranguá avalia que a missão consolidou importantes canais de diálogo. A expectativa é que, em longo prazo, sejam estabelecidas as bases para a implantação do Hospital Universitário na cidade, enquanto projetos de letramento e a parceria com o DATASUS podem ser implementados em curto e médio prazo.