O encontro “Setembro Verde, Pela Autonomia, Dignidade e Inclusão” reuniu cerca de 200 pessoas no Centro de Convivência da 3ª Idade Amizade, em Passo de Torres, no dia 29 de setembro. O evento teve como foco fortalecer a reflexão sobre a importância da igualdade de direitos e do respeito às pessoas com deficiência.
O prefeito Valmir Rodrigues destacou que a inclusão é um direito fundamental. “O Setembro Verde simboliza a esperança de uma sociedade mais justa, que reconhece que cada pessoa tem qualidades únicas e deve ter oportunidades iguais”, afirmou.
A programação contou com palestras da promotora de Justiça Renata Lima da Silva, que falou sobre a articulação entre o Ministério Público e as APAEs da região. A diretora da APAE de Passo de Torres, Edilene dos Santos, a médica pediatra Bruna Enzweiler e a psicóloga do CRAS, Aline Grossmann, também abordaram temas como a saúde, os serviços de atendimento e o papel crucial das famílias na rede de apoio.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Elizandra Martins, reforçou o compromisso da gestão. “Trabalhar pela inclusão é garantir respeito, nosso compromisso é fortalecer cada vez mais os serviços, para que as pessoas com deficiência e suas famílias sintam-se apoiadas”, disse.