O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizou vistorias em nove unidades de saúde de Sombrio na última quinta-feira (2). A ação teve como objetivo verificar as condições de estrutura física, acessibilidade e aspectos sanitários em oito Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Apesar de a inspeção ter constatado a regularização de testes biológicos e a substituição de torneiras, foram encontradas irregularidades graves em outras áreas. Todas as unidades básicas de saúde inspecionadas estavam sem alvará sanitário e sem alvará do Corpo de Bombeiros. O CAPS, por sua vez, apresentou apenas o alvará sanitário.
O MPSC identificou não conformidades generalizadas relacionadas à acessibilidade em todas as unidades, como rampas fora do padrão, portas estreitas e ausência de cadeiras adequadas para pessoas com obesidade. Também foram observados problemas de manutenção, incluindo infiltrações, presença de mofo, rachaduras e caixas de gordura com transbordamento.
O MPSC requisitou os relatórios de fiscalizações anteriores para verificar a reincidência das irregularidades e encaminhará os resultados à Prefeitura de Sombrio para que as inconformidades sejam corrigidas.