Uma empolgante exposição de robótica animou o Sombrio Moda Shopping na sexta-feira (3), apresentando os projetos inovadores desenvolvidos por estudantes do Polo de Altas Habilidades da Escola Macário Borba (Escola Jovem). A iniciativa, realizada no contraturno, destacou o talento dos alunos e o papel do shopping como centro de apoio à educação e tecnologia.
A mostra foi organizada pela equipe do Polo, que contou com as professoras Lucimara Ferraz e Saionara Hipólito, e teve a participação de alunos como Yuri Rodrigues e Brayan Lopes.
Inovação extracurricular e projetos
A professora Lucimara Ferraz explicou que o Polo de Altas Habilidades, implementado na Escola Jovem em 2024, oferece atividades extracurriculares como a robótica.
“Hoje os meninos estão aqui compartilhando um pouco do trabalho deles, o trabalho que é desenvolvido dentro do Polo,” afirmou Lucimara. Ela ressaltou a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e no projeto “Ciência da Velocidade” da Unesc.
Um novo projeto, o “Horizonte de Acessibilidade”, também está em fase de lançamento em parceria com a Escola Mota Pires, de Araranguá, para auxiliar alunos com deficiência visual. Lucimara destacou a importância do Laboratório Maker para o desenvolvimento dos projetos e do apoio da comunidade.
O estudante Yuri Rodrigues, do 3º ano, demonstrou os projetos desenvolvidos ao lado do colega Brayan Lopes. A jornada em robótica começou com conhecimentos básicos, evoluindo para o trabalho com Lego e a participação na OBR.
Yuri exibiu o modelo de robô de competição, explicando que o Hub funciona como o “cérebro para o robô”, processando a programação necessária para o funcionamento dos sensores de linha e distância.
Um dos projetos mais impressionantes foi o carrinho do “Ciência da Velocidade”, uma competição onde os veículos ultraleves são impulsionados por cápsulas de CO2. Segundo Yuri, o carrinho atinge uma velocidade incrível, percorrendo “27 metros em mais ou menos um segundo, dois.” Outros projetos, como robôs dançarinos e carrinhos com Arduino, também foram apresentados, ilustrando a diversidade de aprendizado no Polo.
