O Centro de Inovação Criciúma (CRIO) está sendo o palco da Semana Acadêmica dos cursos de Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos e Ciências Econômicas da Unesc. Nesta edição, a programação iniciou com a segunda edição do Desafio Econotec, um Hackathon que busca soluções inovadoras para o Turismo Regional Integrado e Sustentável nas regiões da Amrec e Amesc.
As atividades começaram na noite de segunda-feira (6), quando oito grupos de acadêmicos conheceram as regras do desafio.
O coordenador dos cursos tecnológicos, Volmar Madeira, explicou que o evento visa a integração entre os cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas, com equipes formadas por integrantes de todas as fases. “Aqui trabalharemos com equipes misturadas e grupos homogêneos, com integrantes de todas as fases dos cursos”, explicou.
O coordenador do curso de Ciências Econômicas, Igor Martello Olsson, destacou que o Desafio Econotec é uma oportunidade para os alunos aplicarem o conhecimento na prática. “É a oportunidade de aplicar efetivamente, dentro do tópico definido, o que os alunos aprendem no dia a dia e fazê-los sair da zona de conforto, colocando o conhecimento em prática”, comentou.
A gerente de Inovação e Empreendedorismo do CRIO, Elenice Juliani Engel, ressaltou o papel do Centro de Inovação em sediar o evento. “Trazer os acadêmicos para cá, com a temática focada no turismo, nos interessa, pois temos linhas de trabalho como o Inovasul e o Integratur. Aqui é o lugar para isso: fazer conexões e criar novas ideias”, avaliou Elenice, abrindo a possibilidade de as melhores propostas serem encaminhadas para o processo de pré-incubação.