Santa Catarina reafirma sua liderança nacional com indicadores de destaque no mercado de trabalho e rendimento. Dados do Censo Demográfico 2022 – Trabalho e Rendimento, divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (9), mostram que o estado tem a menor taxa de desemprego do país, além da segunda maior renda média.
Liderança em emprego e renda
A taxa de desocupação em SC ficou em apenas 2,5%, o menor índice do Brasil e bem abaixo da média nacional de 5,67%. Além disso, o rendimento mensal domiciliar per capita do estado é de R$ 2.220, o segundo maior do país, superando São Paulo (R$ 2.093).
O secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, destacou que os resultados confirmam um ciclo virtuoso. “Os bons resultados confirmam que Santa Catarina combina crescimento econômico e oportunidades. Os dados refletem o compromisso do Estado com políticas que promovem o desenvolvimento humano, a solidez do ambiente produtivo, a inovação e qualificação profissional”, afirmou.
O Censo revelou ainda que sete municípios catarinenses registraram taxa zero de desemprego. A formalidade no trabalho também é um ponto forte: quase 81% dos trabalhadores catarinenses têm suas relações de trabalho amparadas pela legislação, a maior taxa de formalidade do país.