A mobilização regional pela construção do túnel no Morro dos Cavalos ganhou um reforço significativo nesta quinta-feira (9). Uma audiência pública macrorregional, realizada pela Câmara de Vereadores de Criciúma na Satc, reuniu líderes políticos, empresariais e comunitários de todo o Sul de Santa Catarina e resultou na criação de um manifesto coletivo.
O encontro, organizado pela Comissão Especial Temporária, teve como principal objetivo pressionar os governos Estadual e Federal para que a obra seja incluída no contrato de concessão da BR-101. O documento afirma que o Morro dos Cavalos é o último grande gargalo da duplicação da rodovia e um ponto de alto risco, marcado por bloqueios e acidentes.
O presidente da comissão, vereador Marcos Machado, destacou a união da região em prol da causa. “Mostramos hoje a força do Sul. A vida das pessoas e a economia da nossa região passam pelo Morro dos Cavalos. Não podemos mais aceitar essa omissão histórica. O manifesto entregue representa a voz de toda a região exigindo uma solução definitiva”, afirmou.
O presidente da Câmara de Criciúma, vereador Marcio Daros da Luz, reforçou que a mobilização é crucial para garantir o desenvolvimento e salvar vidas. “Não se trata apenas de infraestrutura, mas de salvar vidas e garantir o desenvolvimento de Santa Catarina”, ressaltou.
O relator da Comissão, vereador Aldinei Potelecki, detalhou o relatório final, enfatizando que a situação atual do Morro dos Cavalos representa uma “omissão institucional prolongada” que causa prejuízos econômicos e perda de competitividade.
O manifesto será agora protocolado junto às autoridades estaduais e federais. Além do documento, foram encaminhadas a criação de uma Frente Parlamentar Regional e uma comissão que representará todos os vereadores do Sul em Brasília.