Santa Catarina avança na gestão de resíduos sólidos e logística reversa, com destaque para o Programa Penso, Logo Destino (PLD). Idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado, o PLD conta com a adesão de 96% dos municípios catarinenses, beneficiando mais de 6 milhões de pessoas. O programa promove a destinação ambientalmente adequada de resíduos e fortalece o consumo responsável.
Somente no primeiro semestre de 2025, o PLD contribuiu para o recolhimento de mais de 83 mil pneus e cerca de 100 toneladas de eletroeletrônicos. Em 2024, foram corretamente destinados 154 mil quilos de pilhas e eletroeletrônicos, e 190 mil lâmpadas.
Compromisso com o futuro e princípios da ação
A presidente do IMA, Sheila Meirelles, ressaltou o papel crucial do PLD na transformação de hábitos e no compromisso de Santa Catarina com as metas de sustentabilidade do governador Jorginho Mello. “A ampla adesão dos municípios demonstra que o programa cumpre um papel crucial na transformação de hábitos e no engajamento da população com as questões ambientais. O PLD reforça o compromisso de Santa Catarina com a preservação ambiental e com as metas de sustentabilidade propostas pelo governador Jorginho Mello”, destacou.
O coordenador estadual do programa, Cícero Brasil, explicou os pilares do PLD: continuidade, intersetorialidade e pertencimento. A intersetorialidade, que envolve saúde, educação e sociedade civil, é vista como fundamental. “Com base nesses princípios, o PLD atua na estruturação e estabilização das ações municipais, firmando termos de cooperação, fortalecendo parcerias locais e ampliando a capilaridade por meio da saúde e da educação”, comentou Cícero.
O sucesso do PLD já rendeu reconhecimento nacional, como o Prêmio Inovação Catarinense (Fapesc) em 2023, e tem despertado o interesse de outros estados para replicar a metodologia.