O Centro de Inovação Criciúma (CRIO) será o palco do CRIO Conecta Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação nos dias 4 e 5 de novembro. O evento reunirá pesquisadores, empreendedores, startups, universidades e gestores públicos para dois dias de debates e conexões estratégicas sobre o futuro da inovação no Brasil e no mundo. As inscrições são gratuitas.
O Summit terá uma programação diversificada com palestras, painéis e debates conduzidos por especialistas nacionais e internacionais, com foco em temas como políticas públicas, internacionalização de empresas, desenvolvimento de talentos e modelos globais de ecossistemas inovadores.
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, destacou o papel articulador da universidade na gestão do CRIO. “O Centro de Inovação Criciúma é um ambiente que representa o espírito da inovação que a Unesc cultiva em sua trajetória. Por meio da Pesquisa, da Extensão e da integração com o setor produtivo, fortalecemos o desenvolvimento regional. O CRIO Conecta é mais uma oportunidade para compartilhar experiências, estimular a criatividade e transformar ideias em soluções reais para a sociedade”, destacou Gisele.
Criação de espaço estratégico
A gerente de Inovação e Empreendedorismo do CRIO, Elenice Padoin Juliani Engel, afirmou que a proposta do Summit é acelerar o desenvolvimento da região por meio de conexões. “Esse encontro tem como objetivo acelerar o desenvolvimento do ecossistema de inovação catarinense por meio de conexões estratégicas. Um ambiente único para integração entre startups, empresas consolidadas, universidades, investidores e poder público”, disse.
O Agente de Inovação no CRIO, Rafael Crispim, explicou que a programação foi montada para atender a todos os atores da quádrupla hélice (setor privado, academia, governo e sociedade civil organizada). Ele enfatizou a importância dos especialistas internacionais que discutirão as experiências de sucesso capazes de promover a integração e impulsionar o crescimento regional.