O Centro de Inovação Criciúma (CRIO) será o epicentro do debate sobre o futuro da tecnologia e do empreendedorismo nos dias 4 e 5 de novembro. O CRIO Conecta Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação reunirá pesquisadores, startups, gestores públicos e especialistas da América Latina e da Europa em dois dias de programação gratuita.
O evento é uma iniciativa da Unesc, que gere o CRIO. A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, destacou o significado do encontro para o desenvolvimento regional e a conexão da universidade com o mundo. “Este evento reafirma o compromisso da Unesc e do CRIO com o desenvolvimento regional. Realizar uma iniciativa dessa dimensão é reunir mentes criativas e lideranças que acreditam no poder da inovação como ferramenta de transformação social e econômica. É uma oportunidade de fortalecer conexões, compartilhar conhecimento e mostrar que o Sul de Santa Catarina está preparado para dialogar com o mundo quando o assunto é inovação”, ressalta.
Internacionalização e o olhar global
O Summit foi planejado como um espaço estratégico para acelerar o ecossistema catarinense, com palestras e painéis sobre temas como políticas públicas, internacionalização de empresas e desenvolvimento de talentos.
A gerente de Inovação e Empreendedorismo do CRIO, Elenice Padoin Juliani Engel, reforçou a proposta de conexão: “Esse encontro tem como objetivo acelerar o desenvolvimento do ecossistema de inovação catarinense por meio de conexões estratégicas. Um ambiente único para integração entre startups, empresas consolidadas, universidades, investidores e poder público”.
A programação contará com a participação internacional de Hugo Kantis (Argentina), debatendo o estado atual dos ecossistemas na América Latina, e de Liliana Costa (Portugal), que trará lições sobre transformação digital na Europa.
O Agente de Inovação da Unesc, Rafael Crispim, explicou que o evento contemplará os interesses de todos os setores envolvidos: “Organizamos a programação do Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação de uma forma que contemple os interesses de todos os atores do ecossistema de inovação de Criciúma e região: setor privado, academia, governo e sociedade civil organizada”.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do evento.












