O município de Turvo reforçou significativamente as ações de combate à dengue neste ano. Além das atividades tradicionais, a equipe da vigilância em saúde ampliou o alcance das ações, incluindo a aplicação de inseticida, pela técnica de borrifação residual intra domiciliar (BRI), nas repartições públicas para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
O técnico de endemias municipal, Paulo Valdenir Santos, conhecido como Popoty, explicou que a ampliação da estratégia inclui locais com grande fluxo de pessoas. “Órgãos públicos, secretarias e prédios municipais podem acumular água parada, ralos entupidos ou até bebedouros sem manutenção. Então, fazemos inspeção, orientamos os servidores e colaboramos para que esses espaços virem aliados, e não refúgios, do mosquito,” explica Popoty.
Ele reforçou o papel crucial de cada cidadão na prevenção: “Não adianta só a equipe da saúde atuar — precisamos que moradores, servidores públicos, escolas e empresas se envolvam. Visitem os quintais, lavem os pratinhos de plantas, limpem as calhas, esvaziem vasos e eliminem a água parada. Se cada um fizer a sua parte, a gente reduz o risco”.
A estratégia municipal de Turvo, que busca não deixar “pontos cegos” no combate ao mosquito, também incluiu ações de conscientização nas escolas.












