Santa Catarina ultrapassou a marca de 256 mil empresas abertas entre janeiro e outubro de 2025 e bateu um recorde histórico de empreendedorismo. O volume de novos negócios é o maior já registrado em um ano em toda a série histórica da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O aumento acompanha os bons índices da economia catarinense, que cresce acima da média nacional e conta com a maior formalidade do país.
As micro e pequenas empresas são a maior parte dos novos negócios. Juntos, os Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) representam 95% da abertura de CNPJs. Áreas como comércio, transporte, indústria, construção civil e serviços administrativos lideram entre os setores econômicos. Os dados consideram apenas as empresas constituídas.
“Esse número histórico deve ser comemorado. São milhares de catarinenses que foram à luta e estão realizando o sonho de abrir o próprio negócio. O empreendedorismo é uma marca do nosso estado porque o povo catarinense não espera cair do céu, ele arregaça as mangas e faz acontecer. O Governo do Estado está cumprindo sua parte ao não aumentar impostos e desburocratizar a economia”, destaca o governador Jorginho Mello.
Fonte: Secom GovSC












