O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, lançou o projeto Governo na Rua neste sábado (8), no Capão Redondo, periferia de São Paulo. A iniciativa visa estabelecer um canal direto com a população e levar as demandas das periferias para a esfera federal.
Segundo informações da Agência Brasil, o evento, realizado no Morro da Lua, reuniu trabalhadores, jovens e movimentos sociais. Boulos destacou a importância de ouvir a base eleitoral do presidente Lula. “É uma iniciativa que nos permite, através do Ministério da Secretaria Geral da Presidência, ouvir as pessoas. Hoje, nós fizemos aqui um exercício de escuta. Falou o entregador de aplicativo, falou a trabalhadora da escala 6 por 1, falaram jovens da região colocando as suas demandas, falaram aqui movimentos sociais de luta por moradia, falou a cultura periférica”, disse o ministro.
Ele reforçou a missão dada pelo presidente: “O presidente Lula ganhou por ampla margem entre quem ganha menos de dois salários mínimos, que é a maioria do povo que está nas periferias. A missão que o presidente Lula me deu foi aproximar ainda mais as políticas do governo federal, do governo do Brasil, com o povo que está nas periferias”.
Escala 6×1, entregadores e orçamento participativo
O projeto funcionará de forma presencial e digital, utilizando a plataforma Brasil Participativo para o Orçamento Participativo Digital. “O povo também tem que apresentar o que quer que esteja no orçamento do governo do Brasil. Nessa plataforma, é só botar seus dados, botar ali e falar, ó, na minha região a prioridade é isso aqui ou é aquilo outro. E aí todo mundo vai poder ter o seu dedo, a sua mão na decisão de para onde vai o dinheiro do governo federal”, explicou Boulos.












