A FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina) apresentará quatro projetos sustentáveis da indústria de Santa Catarina durante a COP30 nesta terça-feira (11). As iniciativas serão expostas a partir das 14h na Maloca—plataforma digital da ONU—, visando democratizar o acesso ao debate sobre a mudança climática.
Gestão da Água e Recursos Hídricos
Um dos principais projetos apresentados é a Agenda da Água. O documento foi elaborado para contribuir com a construção de diretrizes de uma política de estado para a gestão sustentável dos recursos hídricos em Santa Catarina. A Agenda aborda temas cruciais como:
- Saneamento
- Suprimento de água
- Mudanças climáticas
O projeto aponta desafios e sugere soluções para o uso sustentável dos recursos.
Inovação em energias renováveis
A FIESC também levará à COP30 dois projetos inovadores ligados à transição energética, buscando substituir a matriz atual por soluções mais eficientes e sustentáveis:
- Hidrogênio Verde (H2V): Por meio do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, a FIESC participa do desenvolvimento de um sistema que visa reduzir significativamente os custos de produção do hidrogênio verde. A iniciativa é uma colaboração com a CTG Brasil, utilizando eletrônica embarcada e inteligência artificial para elevar a eficiência na produção do combustível.
- Biogás na Cadeia Suína: O Hub FIESC de Descarbonização conduz um programa temático focado no tratamento de dejetos suínos. A meta é ter, em dez anos, 100% dos dejetos suínos aproveitados para a geração de biogás em Santa Catarina.
O estado de Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, respondendo por 32,94% do abate nacional, o que torna o projeto de biogás estratégico para a sustentabilidade do agronegócio.












