A Unesc foi homenageada nesta quarta-feira (12) na solenidade “Criciúma Mais 25 – Empresas que Constroem o Futuro”, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A distinção reconhece a contribuição da Universidade para o fortalecimento da gestão participativa e sua atuação nos Conselhos Municipais de Criciúma.
O evento, realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), celebrou o centenário da cidade e reconheceu 60 empresas e entidades por sua contribuição ao desenvolvimento e sua atuação em responsabilidade social.
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, recebeu a homenagem destacando a essência comunitária da instituição. “Receber este reconhecimento é, antes de tudo, uma reafirmação do papel da Unesc como Universidade Comunitária. Somos parte viva de Criciúma e atuamos diariamente para transformar conhecimento em desenvolvimento, ciência em solução e participação em colaboração. Contribuir com os Conselhos Municipais, e com Criciúma como um todo, é uma forma concreta de aproximar a academia das decisões que impactam a vida das pessoas”, ressaltou.
Criciúma Mais 25: Planejamento para o futuro
O prefeito Vagner Espindola destacou que o projeto “Criciúma Mais 25” exige planejamento para o crescimento da cidade, que deve ganhar 100 mil habitantes em 25 anos. “Este reconhecimento é um agradecimento a todos que acreditam e seguem investindo em Criciúma. O que planejamos para esta cidade vai nos elevar a um novo patamar e tenho certeza de que, em pouco tempo, todos terão ainda mais satisfação de viver aqui”, afirmou.
O prefeito reforçou a necessidade de planejamento diante das transformações econômicas: “Estudamos dados, ouvimos especialistas e todos apontam que, em 25 anos, Criciúma terá entre 330 e 340 mil habitantes, cerca de 100 mil a mais do que hoje. Isso exige planejamento, especialmente diante da Reforma Tributária, que altera o modelo de arrecadação municipal. Precisamos estar preparados e oferecer condições para que os empreendedores continuem investindo, inovando e gerando emprego e renda”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e professor da Unesc, Tiago Fabris, destacou a evolução do município, que caminha para ser a capital da inovação de Santa Catarina. Ele citou o avanço nos rankings: “Os índices de competitividade mostram que somos uma das cidades mais competitivas do Brasil, a quarta do Sul e a segunda em Santa Catarina”.












